Exposições
Conheça aqui todas as exposições permanentes e temporárias patentes no CMIA e no Centro de Mar, de acesso gratuito. Consulte também a oferta de exposições itinerantes disponíveis para requisição gratuitamente.
Nesta exposição apresentam-se registos fotográficos de algumas aves da autoria de membros da Associação Guarda-rios-do-lima, as quais foram selecionadas em função do valor estético da imagem conjugado com o espaço natural a que estão associadas.
A partir de um conjunto de áreas naturais que integram o concelho de Viana do Castelo - estuário, matos, florestas, sistemas rochosos e dunares, etc. - é possível demonstrar que a biodiversidade é sem dúvida o que garante o equilíbrio e existência dos ecossistemas.
Explore a diversidade de vida das zonas costeiras enquanto áreas de transição entre o mar profundo e os sistemas terrestres adjacentes. Conheça as singularidades das dunas, dos estuários, da praia rochosa e do mar profundo.
Esta exposição de autoria do fotógrafo profissional Luis Quinta mostra uma pequena parte da beleza subaquática,à qual dificilmente temos acesso e que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.
Nesta exposição exploramos a diversidade e heterogeneidade de elementos bióticos e abióticos que compõem a floresta e que demonstram a importância de conhecer os ecossistemas florestais para uma gestão sustentável deste património.
Exposição de fotografia da autoria de Luís Quinta que mostra uma pequena parte da beleza das florestas de Portugal, à qual dificilmente temos acesso e que compõe a biodiversidade associada ao vasto património natural de Portugal.
Ao longo desta exposição é possível explorar alguns dos temas-chave associados à questão da mobilidade sustentável: o desenvolvimento das cidades e o transporte urbano; os transportes e o meio ambiente; e ainda como gerir o sistema urbano viário.
Conheça a história dos jardins mais emblemáticos em Viana do Castelo, assim como os jardins atualmente mais emblemáticos da cidade quer pela sua dimensão, quer pela tipologia de espécies.
Exposição fotográfica baseada no trabalho do fotógrafo Ricardo Guerreiro a bordo de navios de pesca e investigação científica que o levaram a percorrer mais de 40.000 milhas no oceano Atlântico, ao longo de três anos.
Retrospetiva histórica dos navios contruídos no século passado para efeitos de assegurar a pesca do bacalhau. Apresentam-se as caracteriticas mais emblemáticas dos prinicpais navios construidos para esse efeito.
Azenhas de D. Prior é o nome pelo qual os vianenses conhecem o Moinho de Maré onde se encontra atualmente sedeado o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Aqui o visitante pode conhecer um pouco da história deste espaço e ainda que outras tipologias de moinhos existem no concelho para visitar.
Viana do Castelo é um concelho que engloba três áreas naturais de importância comunitária – Sítio Litoral Norte, Sítio Rio Lima e Sítio Serra D’Arga. Este projeto foi concebido com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais de áreas classificadas.
Desde há muitos séculos que Viana do Castelo mantém uma estreita relação com o mar, quer através das atividades económicas e comerciais, quer através do turismo, da náutica e do desporto.
Exposição sobre a Rede Natura 2000 e os seus ecossistemas naturais do concelho de Viana do Castelo.
Exposição de Albano Soares que desde cedo demonstrou o seu interesse pela natureza.
A exposição aborda a biodiversidade existente no sistema litoral rochoso de Viana do Castelo, ecossistema marcado pelo ritmo das marés e por uma grande variabilidade de fatores ambientais.
O CMIA de Viana do Castelo promove anualmente um desafio a todos os amantes da natureza e da fotografia utilizadores da plataforma BioRegisto.
EXPOSIÇÕES ITINERANTES // Exposições de acesso gratuito disponíveis para requisição.
Da autoria do antropólogo Doutor Álvaro Campelo, esta exposição, de cariz histórico-etnográfico, abordará a ligação da Ribeira de Viana ao mar através dos tempos. A investigação foi realizada na área da antropologia, história e etnografia do litoral português, alavanca assim o potencial cultural e identitário desta aldeia de mar.