A actualidade com epicentro na natureza.
COMECE A LIMPAR A PRAIA EM SUA CASA!

COMECE A LIMPAR A PRAIA EM SUA CASA!, é uma campanha de sensibilização promovida pela Comunidade intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com o apoio do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, que visa consciencializar a população para a importância de adotar bons hábitos em casa para proteger o meio ambiente e o nosso oceano e praia.

15 junho 2024
CIÊNCIA CIDADÃ - GelAvista | FitoAvista

Inseridos no projeto de ciência cidadã do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o GelAvista e FitoAvista convidam à participação ativa dos cidadãos na ciência produzida em Portugal, promovendo uma construção colaborativa do conhecimento científico.

1 junho 2024
Ciência e I&D
A Ocean Winds anuncia o vencedor do programa educativo "Wind Experts" em Viana do Castelo

Wind Experts é um programa educativo que visa sensibilizar as gerações mais jovens para a corrente problemática das alterações climáticas e demonstrar o papel que as energias renováveis têm na mitigação das mesmas. A segunda edição do Wind Experts decorreu em Viana do Castelo, em colaboração com a Câmara Municipal, a Escola Básica da Abelheira, a Escola EB 2/3 de Carteado Mena e a Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito.

8 maio 2024
CANDIDATURA BIOCOSTEIRO arranca em Viana do Castelo

O Município de Viana do Castelo é parceiro da Deputação de Pontevedra e da entidade SEO/Bird Life, no desenvolvimento do projeto “Biocosteiro”, alvo de financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

19 abril 2024
CMIA de Viana do Castelo recebe CMIA de Vila do Conde para ação de capacitação sobre o borrelho-de-coleira-interrompida

O CMIA de Vila do Conde visitou o CMIA de Viana do Castelo para uma ação de capacitação sobre o projeto do Borrelho-de-coleira-interrompida, espécie presente na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e na Reserva Ornitológica de Mindelo.

16 abril 2024
Ciência e I&D
Moinho de Maré das Antigas Azenhas de D. Prior integrado na Rede Portuguesa de Turismo Industrial

No dia em que assinala o Dia Nacional dos Moinhos, 07 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, assinam o protocolo de adesão do Moinho de Maré – antigas Azenhas de D. Prior à Rede Portuguesa de Turismo Industrial.

8 abril 2024
Centro de Mar garante 155 mil utilizadores em 10 anos de existência

O projeto Centro de Mar – Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar assinala, em 2024, 10 anos de existência e a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa comemorativo para assinalar a efeméride.

14 março 2024
Bioregisto conta com 3.195 observações submetidas de 792 espécies

Criada em 2018, o BioRegisto conta com 3.195 observações submetidas de 792 espécies.

8 março 2024
Agenda Nacional - À Descoberta do Turismo Industrial

De 16 a 30 de março de 2024 realiza-se a terceira edição da Agenda Nacional "À descoberta do Turismo Industrial".

8 março 2024
Água
MAR2PROTECT - Prevenção da contaminação das águas subterrâneas relacionada com as alterações globais e climáticas através de uma abordagem holística da gestão da recarga de aquíferos

O primeiro Living Lab decorreu no passado dia 21 de fevereiro, no CMIA em Viana do Castelo, em pleno estuário do rio Lima. Contou com a participação de membros dos diversos setores identificados, como setor público, privado, academia e sociedade civil.

21 fevereiro 2024
Floresta
Dia Nacional da Floresta Autóctone: Viana do Castelo já plantou 4.700 árvores e milhares de arbustos autóctones

DIA TEMÁTICO | A Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas assinalaram o Dia Nacional da Floresta Autóctone através de duas ações que incluíram a plantação de espécies autóctones.

23 novembro 2023
Centro de Mar de Viana do Castelo celebra 9º aniversário no Dia Nacional do Mar

No Dia do Nacional do Mar que hoje se assinala, a Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala o 9º aniversário do Centro de Mar.

16 novembro 2023