No dia 9 de agosto, foram apresentados, em Viana do Castelo os recursos, de sensibilização do projeto transfronteiriço BLUEWWATER, no edifício junto à Praça Aristides Sousa Mendes. A iniciativa, promovida pelo CMIA da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito do programa Interreg POCTEP 2021-2027, visa melhorar a qualidade da água e combater a poluição por microplásticos e poluentes emergentes. A exposição itinerante “A Viagem Interminável do Lixo Marinho” é um dos materiais educativos desenvolvidos.
No passado sábado, dia 9 de agosto, foram apresentados os recursos de sensibilização desenvolvidos no âmbito do projeto transfronteiriço BLUEWWATER, numa sessão que teve lugar no edifício junto à Praça Aristides Sousa Mendes, na Praia Norte, em Viana do Castelo. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), no âmbito do projeto BLUEWWATER, financiado pelo programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
O projeto, com duração de três anos (2024-2026), tem um financiamento total de 1.357.053 euros e envolve 11 parceiros portugueses e espanhóis, entre os quais a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com um investimento de 56.426 euros.
O projeto BLUEWWATER visa melhorar a qualidade das massas de água fluviais, de transição e costeiras, através de controlo, seguimento e evolução das emissões de microplásticos e Poluentes Emergentes no meio aquático. Prevê, também, o estudo da eficiência das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s). Pretende, ainda, garantir um usos sustentável dos recursos hídricos e contribuir para a implementação da Diretiva das Águas Residuais Urbanas.
Este projeto contemplou o desenvolvimento de uma exposição de carácter itinerante “A Viagem Interminável do Lixo Marinho”, jogos didáticos, um kit exploratório e publicações direcionadas tanto à comunidade escolar como ao público em geral. Todos os materiais estão disponíveis para requisição através do website AMBIENTE.
Relembramos que, desde 2002, Viana do Castelo integra o programa nacional de Monitorização do Lixo Marinho, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), parceria formalizada em 2017.
A monitorização da Praia do Cabedelo e da Praia da Arda é assegurada pela equipa técnica da Unidade Orgânica do CMIA, permitindo a recolha de dados comparativos em diferentes zonas costeiras do concelho.
Para além disso, a limpeza de espaços naturais, promovidas e apoiadas pela Autarquia de Viana do Castelo, já contou com mais de 150 ações e a participação de cerca de 1.900 pessoas, estimando-se a recolha de mais de 2 toneladas de resíduos recolhidos entre junho de 2016 e maio de 2025.
A Unidade Orgânica do CMIA desenvolve ainda, de forma contínua, um conjunto de atividades educativas relacionadas com a água, os resíduos e a sustentabilidade, refletindo a prioridade atribuída pelo município à educação ambiental e à conservação dos ecossistemas naturais.