A Ocean Winds (OW), com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do AQUÁRIO - Restaurante & Bar, e do Duotone Pro Center Viana (ambos localizados na praia do Cabedelo) juntam-se para organizar a primeira limpeza de praias desta parceria, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo. Esta iniciativa insere-se na política de investimento social global da Ocean Winds, empresa operadora do WindFloat Atlantic, fazendo parte da iniciativa mundial "Proteger os Oceanos", que já teve lugar na praia de Rodanho em 2023.
Viana do Castelo, 28 de março de 2025. Como parte da iniciativa “Proteger Os Oceanos”, a Ocean Winds (consórcio 50-50% entre a EDP Renováveis e a ENGIE), a principal empresa promotora e operadora do Projeto WindFloat Atlantic de 25 MW (o primeiro parque eólico flutuante semi-submersível do mundo, localizado a cerca 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo) organizou uma limpeza na praia do Cabedelo com mais de 40 participantes, tendo sido uma limpeza manual e seletiva, com a recolha de microplástico disperso no areal.
Esta iniciativa contou com a colaboração de diversos representantes da Comunidade Local, Comunidade Piscatória, Administração Local, Autoridade Portuária, Academia e ONGs, e com o apoio do Município de Viana do Castelo, do AQUÁRIO - Restaurante & Bar e do Duotone Pro Center Viana (ambos localizados na praia do Cabedelo), assim como outros utilizadores ativos do Oceano e parceiros a nível nacional.
Nesta iniciativa, destaca-se também o apoio da APLM - Associação Portuguesa do Lixo Marinho, que coordenou a ação de monitorização e limpeza (seguindo a metodologia da OSPAR), e pela Docapesca – Portos e Lotas, S.A., que apoiou na divulgação junto da Comunidade Piscatória. Por fim, foi realizado um almoço-convívio com todos os participantes inscritos.
Com este forte apoio, todos os participantes, passaram a manhã na praia do Cabedelo a recolher microplástico, recolhendo assim fragmentos de plástico, tampas, embalagens, cotonetes, pequenas cordas, fios de nylon, pedaços de rede e armadilhas de pesca), entre outros.
"Proteger os Oceanos" é uma iniciativa internacional desenvolvida pela Ocean Winds, empresa com projetos de offshore em 8 países do mundo, com o objetivo de se juntar ao combate contra a poluição marinha e para aumentar o conhecimento dos adultos e das novas gerações sobre os impactos da poluição e da importância da conservação marinha e da reciclagem. Através destas parcerias com organizações locais e nacionais, a Ocean Winds está a trabalhar alinhada com os objetivos ambientais globais (ODS 2030), através da ação e do envolvimento local.
A Vereadora do Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eng.ª Fabíola Oliveira, refere, “A responsabilidade ambiental, sustentabilidade, ética e espírito de grupo são os valores que se destacam nesta ação e em que acreditamos e nos revemos. A responsabilidade social, associada à intenção de prestar um serviço ao meio ambiente, que realce a necessidade urgente de mudança nas atitudes do ser humano é fundamental e por isso é de enaltecer a participação das empresas locais. Desta forma permitimos aos colaboradores tomarem consciência que a maior parte do lixo que vai parar ao mar é resultado dos comportamentos errados que se tem no dia a dia. Fazemos isso, a maior parte das vezes, de uma forma inconsciente, mas tem consequências. Todos devemos contribuir para a sustentabilidade do nosso ambiente, mudando comportamentos e tendo uma participação ativa em ações como esta. Parabéns à Ocean Winds pela iniciativa!”
José Pinheiro, Diretor Geral para a Ibéria da Ocean Winds disse, “Desde a Ocean Winds, trabalhamos para trazer bem-estar e valor à Comunidade Vianense, não só por via da operação do projeto WindFloat Atlantic, mas também através de ações como esta, que refletem outra face da nossa dedicação ao ambiente e sustentabilidade, a esta Cidade e à Comunidade da qual somos parte", reforçou. "Agradecemos a todos os participantes e parceiros pelo seu apoio na sensibilização para a importância das energias renováveis, da preservação ambiental e da sustentabilidade."
Para mais informações:
OCEAN WINDS
A Ocean Winds (OW) é uma empresa internacional de energia eólica offshore criada como uma joint venture 50-50% e detida pela EDP Renewables e pela ENGIE. Com base na nossa convicção de que a energia eólica offshore é uma parte essencial da transição energética global, desenvolvemos, financiamos, construímos e operamos projetos de parques eólicos offshore em todo o mundo.
Quando a EDPR e a ENGIE combinaram os seus ativos eólicos offshore e o seu pipeline de projetos para criar a OW em 2020, a empresa tinha um total de 1,5 GW em construção e 4,0 GW em desenvolvimento. Atualmente, a capacidade bruta eólica offshore da OW já em funcionamento, em construção ou com direitos de desenvolvimento avançado concedidos atingiu 18,8 GW.
Contato: josemiguel.mesa@oceanwinds.com
Créditos de fotografia: Ocean Winds