No dia 4 de julho de 2025, Viana do Castelo marcou presença no Workshop sobre Contaminantes Emergentes e Microplásticos em Águas Residuais Urbanas, realizado na Faculdade de Ciências do Porto. O evento reuniu cerca de 80 especialistas de Portugal e Espanha para debater riscos ambientais e soluções inovadoras no âmbito do projeto transfronteiriço BlueWWater.
No passado dia 04 de julho de 2025, o consórcio do projeto BlueWWater organizou um Workshop sobre Contaminantes Emergentes e Microplásticos em Águas Residuais Urbanas, na Faculdade de Ciências do Porto, onde participaram cerca de 80 especialistas de Portugal e Espanha, provenientes de universidades, centros de investigação, entidades públicas, empresas gestoras de água e laboratórios de controlo.
O principal objetivo do workshop foi debater o risco ambiental dos contaminantes emergentes (CECs) e dos microplásticos (MPs) nas águas residuais urbanas, abordando novas ferramentas de monitorização biológica e química, métodos avançados de tratamento e modelação ecológica.
O workshop insere-se nas ações de comunicação e transferência de conhecimento do projeto BlueWWater – Monitorização, tratamento e redução de microplásticos e contaminantes emergentes em águas residuais urbanas e no ambiente costeiro transfronteiriço, financiado pelo programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027.O projeto reúne 11 entidades da Galiza e Norte de Portugal e visa contribuir para a melhoria da qualidade das águas fluviais, de transição e costeiras, promovendo o uso sustentável da água como recurso partilhado.
O programa tem um orçamento de 1 357 053 euros, 75% financiado por fundos do FEDER, estando alocados ao Município de Viana do Castelo 56 426€.