Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/

Exposições

Conheça aqui todas as exposições permanentes e temporárias patentes no CMIA e no Centro de Mar, de acesso gratuito. Consulte também a oferta de exposições itinerantes disponíveis para requisição gratuitamente.
Filtrar por categoria
Temporária
Escola da Natureza, Rede Natura 2000 de Viana do Castelo
Local: CMIA | Tema: Rede Natura

Viana do Castelo é um concelho que engloba três áreas naturais de importância comunitária – Sítio Litoral Norte, Sítio Rio Lima e Sítio Serra D’Arga. Este projeto foi concebido com o objetivo de fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais de áreas classificadas.

Temporária
Um mar de tradições - história, arte e devoções. A Ribeira de Viana
Local: CMAR | Tema: Mar

Da autoria do antropólogo Doutor Álvaro Campelo, esta exposição, de cariz histórico-etnográfico, abordará a ligação da Ribeira de Viana ao mar através dos tempos. A investigação foi realizada na área da antropologia, história e etnografia do litoral português, alavanca assim o potencial cultural e identitário desta aldeia de mar.

Temporária
O encalhe do Navio "Coral Bulker"
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

Reportagem fotográfica, de acesso gratuito, patente no Centro de Mar de Viana do Castelo, que relembra o maior acidente ocorrido com um navio na costa de Viana do Castelo.

Temporária
Conchas no mundo marinho
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

Os moluscos são invertebrados de corpo mole e constituem um dos maiores grupos do reino animal, com cerca de 100 000 espécies vivas. Uma das principais características é a presença de uma concha, que proporciona proteção e firmeza corporal. A variedade e beleza das conchas tornaram a de conchas coleção um hobby popular.

Temporária
A comida esquecida - Plantas espontâneas comestíveis do estuário do Rio Lima
Local: Parque Ecológico Urbano | Tema: Biodiversidade

A exposição "A Comida Esquecida", de Alexandre Delmar e Maria Ruivo, revela as plantas comestíveis espontâneas do estuário do Rio Lima, muitas vezes desprezadas, mas ricas em nutrientes e saberes tradicionais.

Temporária
TRAÇOS
Local: Parque Ecológico Urbano | Tema: Biodiversidade

Da autoria de Alexandre Coelho Lima, Diogo Meira e Tiago Cruz, nesta exposição surgem três visões criativas do Parque Ecológico Urbano.

Temporária
Rizoma {memória vegetal}
Local: Parque Ecológico Urbano | Tema: Biodiversidade

Da autoria de Anita García, esta exposição convida a habitar a paisagem vegetal e a repensar a relação entre humanos e outras espécies, promovendo cooperação, simbiose e consciência interespécies.

Temporária
Sargaço que se come
Local: Parque Ecológico Urbano | Tema: Mar

Exposição produzida no âmbito do projeto “Pasto das Marés”. Usadas há séculos em várias culturas, as algas marinhas são hoje vistas como alimento do futuro: locais, sustentáveis e altamente nutritivas. Mas porque estão ausentes da gastronomia do litoral Norte, onde são tão abundantes? Esta exposição convida a redescobri-las — com criatividade e sabor.

Temporária
Algas em gesso
Local: Centro de Mar | Tema: Mar

Mostra de acesso gratuito, da autoria de João Cruz Malheiro, no Centro de Mar de Viana do Castelo.

Temporária
“O encalhado” - Projeto "Cara à Vela"
Local: Parque Ecológico Urbano | Tema: Mar

“O encalhado” é a exposição final do projeto "Cara à Vela", da autoria dos irmãos Luísa e Rui Coelho. Este projeto, homenageou dez pessoas ligadas ao mar e com relação à cidade de Viana do Castelo valorizando as suas histórias, saberes e identidades. A iniciativa culminou numa regata com velas ilustradas, em que dez artistas deram vida às narrativas dos entrevistados.

Temporária
Pasto das Marés
Local: CMIA | Tema: Mar

"Pasto das Marés" é a exposição final do projeto Pasto das Marés, da Recoletora (por Alexandre Delmar e Maria Ruivo), feito em parceria com o CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) e o Centro de Mar da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Esta exposição será uma mostra compiladora do trabalho feito ao longo dos dois anos de projeto, que juntou arte, ciência, pedagogia e comunidade à volta das florestas marinhas de Viana do Castelo.