Esta exposição propõe uma imersão na problemática do lixo marinho — as suas causas, distribuição e consequências —, abordando desde os macro até os microplásticos e refletindo como esse fenómeno afeta o nosso quotidiano.
O aumento da poluição por plásticos e microplásticos representa um dos maiores desafios ambientais globais, com impactos nos ecossistemas marinhos, na biodiversidade e na qualidade de vida humana, ameaçando o desenvolvimento sustentável. Esta exposição propõe uma imersão na problemática do lixo marinho — as suas causas, distribuição e consequências —, abordando desde os macro até os microplásticos e refletindo como esse fenómeno afeta o nosso quotidiano. Apresenta dados sobre os resíduos mais comuns nas praias em Portugal, as suas origens, a legislação existente e as iniciativas de prevenção.
Tema: Resíduos
Levantamento: CMIA
Nº de estruturas: 3
Dimensão do painel: Estruturas metálicas com impressão em tecido
---
Exposição desenvolvida no âmbito do projeto transfronteiriço BlueWWater, financiado pelo programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), que se foca na melhoria da qualidade das massas de águas fluviais, de transição e costeiras. Através de controlo, seguimento e evolução das emissões de microplásticos e Poluentes Emergentes no meio aquático, pretende-se estudar a eficiência das estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s).