O Centro de Mar de Viana do Castelo dá início no próximo dia 19 de janeiro a um conjunto de iniciativas que irão ser dinamizadas até ao próximo dia 4 de fevereiro.
O Centro de Mar de Viana do Castelo dá início no próximo dia 19 de janeiro a um conjunto de iniciativas no âmbito da temática da pesca do bacalhau e da construção naval.
O arranque destas iniciativas celebra-se no dia 19 de janeiro, às 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com a projeção do filme/documentário “A um Mar de distância” de Pedro Magano e contará com a presença do realizador, do jornalista e coargumentista Abel Coentrão e do antigo pescador do bacalhau Celestino Alves, sendo a entrada gratuita.
Rodado entre Portugal e o Canadá, este filme retrata o luto à distância, a memória e o tributo de todos os portugueses que morreram na pesca do bacalhau durante o Estado Novo e cujos corpos ficaram sepultados no mar ou em terras longínquas como a Terra Nova e a Gronelândia. Em 2015, graças à recuperação de vários arquivos e testemunhos, foi possível identificar pelo menos uma dessas sepulturas e construir um memorial, fazendo assim uma espécie de transladação, não de corpos, mas da memória desses homens.
No dia 3 de janeiro, data do regresso do navio Gil Eannes a Viana do Castelo, será lançado o concurso “À descoberta do bacalhau” que tem como público alvo os alunos dos jardins de infância.
De 31 de janeiro a 3 de fevereiro será projetado no Centro de Mar o documentário “Gil Eannes” do realizador Francisco Manso.
Com filmagens feitas na atualidade e recorrendo a imagens de arquivo da RTP e do ANIM, bem como fotografias e documentos de época, este documentário recua até ao tempo em que este ex-libris da frota portuguesa se destacava na sua função única, no meio de tantos navios de pesca.
Entre 1 e 3 de fevereiro decorrerá a segunda edição das “Aulas a Bordo” que desta vez abordarão a temática da “Construção Naval”, estando as sessões a cargo do orador Carlos Vieira (ex. trabalhador na área de projeto dos ENVC).
As aulas decorrem no auditório do Centro de Mar, localizado na ré do navio hospital Gil Eannes, e pretendem proporcionar aos alunos, do 1º ciclo ao secundário, uma experiência e entendimento sobre a construção naval.
Estas comemorações terminam no dia 4 de fevereiro, sábado, pelas 15h30, com a realização de uma tertúlia - “Memórias a bordo de um navio”, na qual se pretende recuperar as memórias e vivências a bordo do navio Gil Eannes.
Esta Tertúlia está aberta a todos que nela queira participar e terá lugar no auditório do Centro de Mar.