Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
12º / 12º
Mar

Exposição "Um Mar de Oportunidades" ultrapassa os 28.000 visitantes

  • Notícias
  • Exposição "Um Mar de Oportunidades" ultrapassa os 28.000 visitantes
O Centro de Mar, localizado na ré do navio hospital Gil Eannes, está aberto ao público desde 16 de novembro de 2014 e tem sido, desde essa data, um espaço privilegiado para apresentação de diversos projetos associados à atividade marítima do concelho de Viana do Castelo.
Mar | 31 dezembro 2016

A exposição “Um Mar de Oportunidades” acolheu mais de 28.000 visitantes após a sua inauguração em 2014. Com um espólio de 100 fotografias de 80 espécies existentes no fundo do mar, esta mostra, que esteve patente até outubro de 2016, foi o mote para a abertura do Centro de Mar em Viana do Castelo, um projeto que pretende ser uma aposta no desenvolvimento da relação de Viana do Castelo com o mar.

O Centro de Mar, localizado na ré do navio hospital Gil Eannes, está aberto ao público desde 16 de novembro de 2014 e tem sido, desde essa data, um espaço privilegiado para apresentação de diversos projetos associados à atividade marítima do concelho de Viana do Castelo. Constituído por um auditório, uma sala de exposições (Ernâni Lopes) e por um Centro de Documentação Marítima, o Centro de Mar promoveu também a exposição “Viana e a pesca do bacalhau” que destacou a importância que Viana teve na pesca do bacalhau.

Para além de sessões educativas junto da comunidade escolar, conferências e tertúlias sobre a economia náutica, o Centro de Mar desenvolveu também apresentações temáticas associadas ao dia europeu do mar (20 de maio), dia nacional do mar (16 de novembro) e atividades na época balnear destinadas aos públicos mais jovens.

A publicação das obras “Diário de Bordo” e “Memórias da Pesca do Bacalhau” foi outra das iniciativas promovidas com o intuito de identificar e divulgar a cultura marítima no município.

Com três exposições patentes neste momento ligadas à história e às tradições da relação de Viana do Castelo com o mar, estão abertas ao público as mostras “Construção de embarcações de madeira”, “Um mar de tradições” e “Viana do Lima, porta para o mundo”.  

Como forma de preservar a memória da cultura marítima de Viana do Castelo, um dos projetos âncora do Centro de Mar passa por recolher testemunhos de pessoas que, de alguma forma, têm a sua vida ligada ao mar, para que se reforce a posição de Viana do Castelo enquanto “Cidade Náutica”.

Sobre o centro de mar.

O Centro de Mar constitui-se como um pólo agregador da náutica e do turismo náutico. Sendo um marco no projeto âncora do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar, a sua ação incide na valorização de um conjunto de elementos patrimoniais e ambientais, potenciadores da criação de novas atividades relacionadas com a valorização do mar e de novas competências, nomeadamente na área dos serviços à náutica.

Resumo
Categoria
Mar