• Museu Virtual da Memória Marítima de Viana do Castelo inaugurado no navio Gil Eannes
Foi inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima de Viana do Castelo na ré do navio-hospital Gil Eannes.
Mar | 6 julho 2020

O Centro de Mar, valência instalada a bordo do Gil Eannes, recebeu no decorrer do primeiro trimestre de 2020 uma empreitada de refuncionalização para acolher o novo museu, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do município (quadriénio 2017-2021).

A nova valência agora inaugurada consiste num equipamento pertencente à Rede Municipal de Ciência e inclui o Centro de Documentação do Mar, onde será possível consultar de forma interativa e desmaterializada o acervo documental disponível, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens.

Tem ainda uma segunda valência, também digitalizada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde é possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no nosso mar.

O espaço dedicado ao museu inclui também uma área vocacionada para a promoção de atividades de serviço educativo e também um espaço de consulta de reservados.

O Museu Virtual da Memória Marítima de Viana do Castelo constitui um equipamento que marca o Ano Municipal da Literacia Científica, em curso, com uma programação que inclui a inauguração de diversas instalações para promoção e divulgação da ciência e do conhecimento.