Sustentabilidade

• Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo condecorado com a Medalha da Cruz de São Jorge
O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, condecorou o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, com a Medalha da Cruz de São Jorge – 1ª classe.
Sustentabilidade | 6 julho 2020

Na cerimónia, que aconteceu a bordo do navio Gil Eannes e que foi acompanhada por diversas entidades militares, representantes dos três ramos das Forças Armadas e civis, o autarca vianense foi condecorado pela política desenvolvida pelo Município em relação ao mar, pela promoção do desenvolvimento económico ligado ao mar e às atividades marítimas, e ainda pela política de preservação e divulgação da memória marítima.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas referiu que José Maria Costa contribuiu “para o fortalecimento da nossa memória marítima portuguesa” e para “o desenvolvimento económico através de iniciativas que visam potenciar o uso do mar”. O Almirante destacou ainda “a postura pautada pela permanente disponibilidade e permanente cooperação” do autarca vianense, o que justifica a atribuição da medalha.

No discurso de agradecimento, José Maria Costa admitiu a “surpresa” sentida ao tomar conhecimento da intenção da atribuição desta condecoração por parte do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas. No entanto, o Presidente da Câmara Municipal acredita que “este gesto ficará registado na vida do Município de Viana do Castelo como o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade vianense na promoção da cultura marítima, na forte cooperação institucional com as Forças Armadas, no desenvolvimento de uma cidadania ativa nos jovens para a sustentabilidade dos oceanos e no aprofundamento das bases de uma economia do mar”.

Na promoção de Viana do Castelo como uma Cidade Náutica do Atlântico, o edil destacou a “cooperação e interação permanente entre a Câmara Municipal, os agrupamentos escolares e os clubes náuticos foi um triângulo virtuoso no desenvolvimento do projeto educativo náutico, na dinamização dos desportos náuticos e na afirmação da nossa identidade marítima”, o que permitiu desenvolver o Náutica nas Escolas, reconhecido “como um projeto educativo de grande impacto nas vidas da nossa juventude”.

A Medalha da Cruz de São Jorge é uma medalha militar portuguesa criada no ano 2000 e que se destina a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Foi a penúltima das cinco medalhas privativas a ser criadas, para premiar serviços em prol do Estado Maior General das Forças Armadas. Veio após as 3 medalhas privativas dos ramos, criadas em 1985, e antes da medalha privativa do Ministério da Defesa Nacional, criada 2 anos depois, em 2002.

Sustentabilidade