Floresta

II Semana da Floresta de Viana do Castelo

Recursos
O programa constitui o 5º eixo para a definição e consolidação de áreas classificadas para a Natureza e a Cultura, complementando os Monumentos Naturais, as Zonas Especiais de Conservação Natura2000, os Sítios da Memória e os Arqueossítios.
Floresta | 21 março 2021

Segundo o Vereador do Ambiente e da Biodiversidade, Ricardo Carvalhido, no dia 21 de março, domingo, as redes sociais da Câmara Municipal vão apresentar o vídeo “Recuperação Ecológica de Áreas Classificadas”, peça onde se fará o balanço do Programa de Recuperação Ecológica das Áreas Classificadas de Viana do Castelo, um investimento de meio milhão de euros na Floresta de Viana do Castelo lançado em final de 2019 no âmbito do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa.

O programa contou com o envolvimento e parceria de várias juntas, e uniões de freguesia, e conselhos diretivos de baldios de Viana do Castelo.

No dia 22 de março será publicado o “Manual do Ambiente e da Biodiversidade – Tomo Invasões Vegetais” que consiste no primeiro tomo de um conjunto de fascículos técnicos produzidos pelas equipas do Gabinete de Áreas Classificadas (GAC), do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), do Gabinete Técnico Florestal (GTF) e do Horto Municipal (HM).

No dia 23 de março decorrerá a 5ª reunião da Comissão Municipal de Baldios de Viana do Castelo, reuniões de caráter trimestral e que juntam à mesa as entidades gestoras das 13 áreas baldias do concelho de Viana do Castelo, responsáveis pela gestão de 25% do nosso território, área florestal. Nesta reunião, com 8 pontos de ordem de trabalhos, discutir-se-ão importantes assuntos, nomeadamente relacionados com as casas florestais, o estado de desenvolvimento dos planos de gestão da floresta, o plano de atividades e investimentos para o ano 2021, e a apresentação e discussão de um programa paradigmático, o primeiro do país para a cogestão municipal do carbono, entre outros. Relembramos que a Comissão Municipal de Baldios de Viana do Castelo iniciou funções em março de 2019, por altura do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa.

No dia 24 de março será apresentado o Programa Árvores da Memória, dedicado à população em geral e às comunidades educativas. Este programa constitui o 5º eixo para a definição e consolidação de áreas classificadas para a Natureza e a Cultura, complementando os Monumentos Naturais, as Zonas Especiais de Conservação Natura2000, os Sítios da Memória e os Arqueossítios.

No dia 25 de março, será promovido o lançamento do concurso Desafio BioRegisto Floresta, na sequência do trabalho desenvolvido em 2020 no âmbito do Ano Municipal para a Literacia Científica.

A semana dedicada à Floresta termina a 26 de março, sexta-feira, com a publicação do documentário on-line para pais e filhos intitulado “Bosque de Alimentos”.

Floresta