Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
15º / 15º
Floresta

Dia Mundial da Vida Selvagem

Hoje, 3 de março, comemora-se o Dia Mundial da Vida Selvagem que, em 2021 se celebra com o tema “Florestas e meios de subsistência: sustentar as pessoas e preservar o planeta”.
Floresta | 3 março 2021

Hoje, 3 de março, comemora-se o Dia Mundial da Vida Selvagem. Promovida pelas Nações Unidas, esta efeméride pretende celebrar e aumentar a consciência acerca dos animais e plantas selvagens do nosso planeta. Em 2021 o Dia Mundial da Vida Selvagem celebra-se com o tema “Florestas e meios de subsistência: sustentar as pessoas e preservar o planeta” com o objetivo de destacar a importância das florestas, espécies florestais e serviços dos ecossistemas como meio de sustento para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, particularmente de comunidades indígenas e locais com laços históricos às áreas florestais e adjacentes.

A função ecológica das florestas passa pela renovação do oxigénio atmosférico, proteção de campos e solos, regularização dos regimes hídricos, valorização da paisagem, oferta de espaços de lazer e recreio, sendo, igualmente, recursos naturais renováveis e espaços de elevada riqueza biológica. Os espaços florestais em Portugal representam cerca de dois terços do território nacional.

No concelho de Viana do Castelo cerca de 58,9 % da área é ocupada por espaços florestais, sendo o Monte Galeão um bom exemplo destes espaços naturais por conservar um carvalhal interessante com sub-bosque arbustivo bem desenvolvido. Ocorrem no Monte Galeão espécies florísticas tão importantes como por exemplo o carvalho-alvarinho (Quercus robur), o sobreiro (Quercus suber) e o medronheiro (Arbutus unedo). Relativamente à fauna, podemos observar, entre outros, a fuinha (Martes foina), a borboleta-zebra (Iphiclides feisthamellii), a estrelinha-real (Regulus ignicapilla) e a lagartixa-de-Bocage (Podarcis bocagei).

Foto: Monte Galeão, Viana do Castelo.

Resumo
Categoria
Floresta