No âmbito da Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu recentemente a plantação de 500 árvores de espécies autóctones na zona do Chão da Rita, na Serra da Padela, em Carvoeiro.
Nesta ação, tal como nas outras quatro realizadas desde novembro de 2018 e que permitiram a plantação de mais de 5000 árvores em 10 hectares, as espécies plantadas foram nativas portuguesas, como o pinheiro bravo, bétulas, aceres e carvalhos.
As espécies autóctones foram fornecidas pela Quercus, no âmbito da candidatura Geoparque Litoral de Viana do Castelo - 2ª fase, ao Programa Operacional Regional Norte 2020, estabelecida em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima e a Junta de freguesia de Vila de Punhe. Vários dos carvalhos plantados foram germinados pelos alunos do Centro Escolar de Barroselas no âmbito do programa curricular de ciências naturais.
A Serra da Padela é anualmente alvo de desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de caráter ambiental, como ações de reflorestação, e de caráter desportivo, promovidas pela Associação Padela Natural. Já o Conselho Diretivo do Baldio de Barroselas e o Conselho Diretivo do Baldio de Carvoeiro exercem funções de silvicultura preventiva através da limpeza de caminhos, de pavimentos e manutenção de pontos de água.
Recorde-se que o Município tem em desenvolvimento uma linha estratégica que consiste na conservação da natureza - biodiversidade e geodiversidade - e na manutenção dos serviços prestados por estas duas dimensões. A Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza constitui o principal eixo de desenvolvimento do município para a Agenda de Ambiente estabelecida para o Quadriénio 2017-2021.