Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
21º / 21º

Parque Ecológico Urbano

Visitar Agenda Serviços Educativos
Espaço natural, com cerca de 20 hectares, que resulta da intervenção do Programa Polis em Viana do Castelo. Localizado a nascente do Centro Histórico e a poente da ponte Eiffel, o Parque é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental. Galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, pode ser considerado como o “primeiro Parque de halófitas em Portugal”.
Instalações
Explorar

O Parque é uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro hotspot biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste espaço, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza. Explore aqui os diferentes espaços e equipamentos de lazer e a biodiversidade presente neste espaço natural.

Instalações
Conhecer

O Parque Ecológico Urbano é conhecido pelos Vianenses como “Caldeira de D. Prior” ou “Caldeira de Maré”. Era nesta área que se reuniam as condições para reter a água durante a preia-mar (maré alta) que iria pôr em funcionamento o moinho de maré das Azenhas de D. Prior (atual CMIA). A visita ao Parque é uma oportunidade única para estar em contacto com a natureza e apreciar as caraterísticas naturais e a biodiversidade presente neste espaço.