“Pasto das Marés” é um projeto que pretende ensaiar, junto da comunidade local, modos alternativos de alimentação e produção, bem como desenvolver estratégias empáticas para nos ligarmos a estas espécies e à paisagem costeira que co-habitamos.
Com este workshop de conservação e armazenamento de algas para fins alimentares queremos ensinar os nossos métodos de preservação favoritos para as diferentes espécies de algas, tirando proveito da abundância que o início do Verão nos traz. Tal como as plantas, as algas têm diferentes ciclos de vida, o que significa que nem sempre estão disponíveis em estado selvagem. Assim, a conservação de algas é uma estratégia importante que nos garante um acesso regular à cozinha com algas durante todas as estações do ano.
A oficina inicia-se com uma breve introdução às algas comestíveis da nossa costa e aos benefícios que o seu consumo traz à saúde humana, contextualizando os participantes que não puderam estar presentes nos Workshops Nº1 e Nº2. Com a ajuda das chefs de cozinha Aija Repsa e Elina Stolde, os participantes serão apresentados a diferentes técnicas de preservação de algas e guiados, passo a passo, na preparação de algumas conservas que poderão levar para casa.
A forma mais antiga e mais conhecida de preservar algas é a desidratação. Tradicionalmente usa-se a secagem ao sol, mas também podemos secar algas no forno ou num desidratador elétrico. Iremos explorar esta e outras técnicas igualmente eficazes do ponto de vista de retenção dos nutrientes, nomeadamente a defumação, os picles em vinagre e a salmoura, mas também a criação de condimentos secos como o gomásio e o furikake, típicos da culinária japonesa.
Encerraremos a oficina na hora do lanche, partilhando um saboroso e variado menu de degustação, uma amostra das possibilidades e aplicações que a preservação de algas pode trazer às nossas mesas.
---
Calendarização: 5 de julho de 2025
Horário: 14h30 às 17h00
Público alvo: Orientado para adultos; maiores de 14 anos
Nº máximo de participantes: 15 pessoas (participação gratuita mediante inscrição e limitada à lotação)
Orientadora: Aija Repsa e Elina Stolde
---
A inscrição neste workshop inclui a oferta de:
- um caderno de notas
- um pequeno manual sobre o tema
- amostras de conservas
Aconselhamos trazer:
- Caneta
* Atividade não coberta por seguro.
** Aos interessados na temática das algas como alimento, aconselhamos a inscrição conjunta nos Workshops Nº 1, Nº 2 e Nº4 para uma aprendizagem sequencial: recoleção — confecção — preservação.
Esta atividade integra o ciclo de eventos “Pasto das Marés”, que se desenrolará entre Maio e Dezembro de 2025. “Pasto das Marés” é um projeto da Recoletora — em colaboração com o CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) e o Centro de Mar da Câmara Municipal de Viana do Castelo — que reflete criticamente sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas.