“Pasto das Marés” é um projeto que pretende ensaiar, junto da comunidade local, modos alternativos de alimentação e produção, bem como desenvolver estratégias empáticas para nos ligarmos a estas espécies e à paisagem costeira que co-habitamos.
Nesta aula andante à beira-mar, guiada pela chef de cozinha Elina Stolde, vamos aprender a identificar as algas comestíveis da nossa costa e a praticar uma colheita segura e sustentável.
Enquanto caminhamos pelas rochas da Praia Norte, iremos provar as algas que ficam expostas durante a maré baixa e apreciar os seus sabores e texturas; perder tempo a observar as suas morfologias, cores e características específicas; conhecer os seus nomes populares e científicos; descobrir o seu valor nutricional, como utilizá-las na cozinha, as partes que se usam e dicas para preservá-las; ouvir curiosidades históricas e tradições com elas relacionadas, em Portugal e no mundo. Durante o percurso falaremos ainda sobre marés, outros usos das algas para além do alimentar (agrícola, terapêutico, científico, cosmético), a sua importância ecológica e o papel determinante que podem ter na crise climática que atravessamos.
Juntem-se a nós na redescoberta da flora algal que habita o espaço entremarés!
Convidamos todos os participantes a aparecer uma hora antes do workshop, para a inauguração da Exposição “Sargaço que se come”, que contará com a oferta de petiscos vegetarianos à base de algas.
---
Calendarização: 24 de maio de 2025
Horário: 18h30 às 20h30
Público alvo: Apropriado para pessoas com boa mobilidade; maiores de 5 anos.
Nº máximo de participantes: 20 pessoas (participação gratuita mediante inscrição e limitada à lotação)
Orientadora: Elina Stolde
---
A inscrição neste workshop inclui a oferta de:
- um caderno de notas
- um pequeno manual sobre o tema
Aconselhamos trazer:
- Calçado impermeável, antiderrapante e com solas duras (Ex: crocs)
- Garrafa de água
- Chapéu, se estiver sol
- Casaco impermeável, se estiver frio, a chuviscar ou vento
- Caneta
- Tesoura + vários recipientes com tampa (frascos ou taparueres), caso queiram fazer a colheita de algas.
* Atividade não coberta por seguro.
** Aos interessados na temática das algas como alimento, aconselhamos a inscrição conjunta nos Workshops Nº 1, Nº 2 e Nº4 para uma aprendizagem sequencial: recoleção — confecção — preservação.
Esta atividade integra o ciclo de eventos “Pasto das Marés”, que se desenrolará entre Maio e Dezembro de 2025. “Pasto das Marés” é um projeto da Recoletora — em colaboração com o CMIA (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) e o Centro de Mar da Câmara Municipal de Viana do Castelo — que reflete criticamente sobre as dinâmicas ecológicas e culturais em torno das algas marinhas.