Sustentabilidade

• Viana Florida utiliza 50.000 flores para criar estruturas florais em três praças da cidade
Recursos
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da iniciativa Viana Florida, vai utilizar cerca de 50 mil flores para criar esculturas florais em três praças da cidade. As esculturas florais vão ser criadas ao vivo no dia 19 de maio, entre as 10 e as 23 horas, na Praça da República, Praça da Liberdade e no Largo da Estação, envolvendo 47 floristas de todo o país, com destaque para o contributo de vários floristas do concelho e do distrito de Viana do Castelo. Já a APPACDM vai criar este sábado, 5 de maio, às 17 horas, um Coração em Flor, na Praça da Liberdade, constituído por 1780 vasos, com 9.5 metros de altura por 7.80 metros de largura.
Sustentabilidade | 4 maio 2018

Este sábado, dia 5 de maio, acontece o Encontro das Festas Floridas no Jardim Público, com a presença das freguesias de Alvarães, Vila Franca e Vila Mou. Durante o encontro, às 16 horas, será erguido o arco festivo de Vila Mou, destacando a presença da flor da festa da freguesia. No domingo, às 10 horas, o projeto promove uma aula Zumba Flower Power, com a colaboração do ginásio Solinca, no Jardim da Marina.

No centro histórico da cidade a Viana Florida promoveu a decoração de quatro ruas, a Rua da Bandeira, Rua Mateus Barbosa, Rua Manuel Espregueira e Rua Grande. Já o concurso Florir Viana conta com a participação de 27 montras e 6 varandas a concurso, que deverão estar decoradas a rigor até final do mês de maio,

Está já patente, na Biblioteca Municipal, a exposição “Flores nas Artes Decorativas Vianenses: da etnografia à economia criativa”, com a colaboração de 8 artesãos e produtos em torno da flor. Já a Biblioteca Barbosa Romero, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) acolhe a exposição “Flores à Beira Mar”. A 11 de maio, pelas 18 horas, o Estação Viana Shopping inaugura a exposição “Floralia: a presença do elemento vegetal na cultura e na paisagem vianesa”.

Dias 18, 19 e 20 de maio, o Jardim Público acolhe a Feira de Flores e Jardinagem, com a presença de 25 expositores, entre material de jardinagem, flores, árvores e arbustos, plantas aromáticas, vinho, mel, compotas, artesanato e mobiliário de jardim. A feira vai contar ainda com atividades infantis, teatros de rua, atuação de grupo de cavaquinhos e festa Flower Power. No mesmo dia, às 18h30, as gentes da ribeira vão construir um tapete feito de flores.

Já a 26 de maio, às 14h30, Fernanda Botelho promove um workshop de flores comestíveis, estando as inscrições a decorrer no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).

Sustentabilidade