Viana do Castelo celebra Semana do Mar de 14 a 20 de novembro

• Viana do Castelo celebra Semana do Mar de 14 a 20 de novembro
Entre os dias 14 e 20 de novembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo dinamiza a Semana do Mar com um programa que acontece no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar.
Mar | 8 novembro 2022

Entre os dias 14 e 20 de novembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo dinamiza a Semana do Mar com um programa que acontece no âmbito da celebração do Dia Nacional do Mar, assinalado a 16 de novembro, e que inclui iniciativas para o público em geral e para as escolas.

O Dia Nacional do Mar tem por objetivo destacar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional. Nesse sentido, e em coordenação com diversos parceiros, o Centro de Mar e o Município prepararam um plano de atividades que visa permitir ao público a exploração da cultura marítima local.

De 14 a 20 de novembro, será possível visitar as instalações do Instituto de Socorro a Náufragos (Doca Comercial), mediante inscrição prévia. O mesmo acontece no Farol de Montedor, em Carreço, nos dias 16 e 20.

No Dia Nacional do Mar, o Centro de Mar celebra o seu VIII aniversário e assinala as efemérides com a inauguração da exposição ”Um mar de tradições: história, arte e devoção. A Ribeira de Viana”. Este projeto integra a candidatura de Valorização das Aldeias de Mar – Ribeira de Viana, que tem como objetivo promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras. Esta exposição irá ainda abordar o caráter devocional das gentes do mar pela Nossa Senhora d’Agonia.

No mesmo dia, será também inaugurada a exposição “O encalhe do Navio Coral Bulker”, que nos traz à memória o maior acidente com um navio alguma vez ocorrido na costa de Viana do Castelo, datado de 2000.

Os mais jovens terão direito a um programa especial que contempla atividades para todos os ciclos de ensino. Para o pré-escolar estão previstos ateliês com o projeto “Mar de experiências”. O 2º e 3º ciclo poderão visitar a lota (Docapesca), os armazéns de apresto e a Estação Salva-Vidas de Viana do Castelo. No dia 15 de novembro, está prevista uma ação de limpeza costeira para esta faixa etária, em parceria com a Ocean Winds.

No dia 18 de novembro, o Centro de Mar dinamiza a “Aula a bordo: o mundo das algas”, com o apoio da Associação Portuguesa de Algologia Aplicada e do IPVC, em que serão dados a conhecer aos alunos mais velhos as caraterísticas das macroalgas, a sua importância ecológica e económica e utilidades menos conhecidas destes organismos fotossintéticos.

Mais informações e inscrições nas atividades em: ambiente.cm-viana-castelo.pt ou através do 258 809 303.