V Semana do Mar em Viana do Castelo com atividade Plogging e Ateliês variados

• V Semana do Mar em Viana do Castelo com atividade Plogging e Ateliês variados
Recursos
O município de Viana do Castelo vai celebrar a V Semana do Mar entre 16 e 23 de novembro, com um programa que inclui uma atividade Plogging e Ateliês variados.
Mar | 15 novembro 2018

A Câmara Municipal Viana do Castelo tem vindo a desenvolver uma forte aposta nos temas do Mar, nomeadamente na tradição marítima, na valorização desportiva e na investigação científica. Nesse contexto e a par do que vem sendo realizado em anos anteriores, a autarquia celebra a 16 de novembro o 4º aniversário do Centro de Mar e inicia a V Semana do Mar com uma vasta oferta de ações de sensibilização direcionada ao público em geral e à comunidade escolar.

A semana vai incluir várias ações de sensibilização que incidirão na problemática da poluição nos oceanos e na biodiversidade marinha, envolvendo os alunos do município. A 16 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional do Mar, será dinamizada uma mesa redonda sob o tema “Vidas de Mar: Do Passado ao Presente”, na qual serão partilhadas histórias marítimas com alunos do ensino secundário. A mesa redonda vai contar com a presença de oradores que já tiveram ou que ainda mantêm uma forte ligação com a vida no mar.

A 17 de novembro, destaca-se uma ação de plogging, atividade que irá combinar a atividade física com a recolha de resíduos ao longo da Ecovia do Litoral Norte, aberta a estudantes e comunidade em geral. A iniciativa acontece entre as 9h30 e as 12h30, tendo como ponto de encontro o Fortim da Areosa.

Também ao longo de todo o fim-de-semana, a 17 e 18 de novembro, as instalações do Instituto de Socorros a Náufragos e do Farol de Montedor irão abrir as suas portas a quem queira conhecer a dinâmica destes espaços, entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00. Na noite de 17 de novembro, o Centro Cultural de Viana do Castelo é palco da “Festa Viana Sabe A(Mar)”.

Para o público escolar, nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro, vão realizar-se diversos ateliês, que vão abordar as tradições, a monitorização do lixo marinho, o consumo de peixe e o alerta para as consequências da utilização do plástico.