Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
18º / 18º
Mar

Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca

  • Notícias
  • Surf Clube de Viana em destaque no Euro’Meet 2022 na Dinamarca
O projeto vianense SOL – Surf, Ondas e Liberdade venceu a categoria Welfare and the power of the outdoor no 6º Euro’Meet, a maior conferência europeia de desporto outdoor.
Mar | 3 outubro 2022

O projeto vianense SOL – Surf, Ondas e Liberdade venceu a categoria Welfare and the power of the outdoor no 6º Euro’Meet, a maior conferência europeia de desporto outdoor. Neste evento, que se realizou entre 14 a 16 de setembro, em Silkeborg, na Dinamarca, também marcaram presença o Blue Gym do Surf Clube de Viana (SCV) e o INCLUSEA, que tem o SCV como um dos parceiros europeus.

“É extremamente importante para o SCV o reconhecimento internacional do projeto SOL por uma organização como a ENOS, uma rede europeia de desportos outdoor, que congrega especialistas e investigadores na área do desporto. A promoção da saúde, bem-estar e inclusão através do desporto são valores que integram a missão do clube. Este prémio é importante para a disseminação dos mesmos, num momento em que os resultados do Eurobarómetro sobre Desporto e Atividade Física, recentemente publicado, indicam que cerca de 70% da população de Portugal nunca faz exercício físico ou pratica desporto, o que compromete o futuro da saúde e bem-estar da sociedade portuguesa”, refere Marco Areias, coordenador do projeto.

O SOL, desenvolvido pelo SCV em parceria a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo e apoiado pelo Prémio Capacitar 2021 do BPI e da Fundação "la Caixa", visou a capacitação de pessoas portadoras de deficiência intelectual e física, através da prática desportiva e de exercício físico regulares na natureza através do surf, estimular as competências sensoriais e motoras, aumentar os seus índices de atividade física e sensorial, as suas relações interpessoais e a sua integração na sociedade.

O SOL teve uma abrangência distrital. Foram realizadas 60 sessões de surf por 156 utentes da APPACDM, quatro avaliações físicas e duas formações para os técnicos da APPACDM. Também foi realizado um estudo científico sobre o impacto da prática regular de surf na composição corporal e níveis de competência motora em portadores de deficiência intelectual.

Sofia Gonçalves fez a apresentação do poster sobre o projeto “Blue Gym”, pelo qual é responsável e que está na base da sua dissertação de Mestrado em Atividades de Fitness na Escola Superior de Desporto e Lazer, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

“Foi uma experiência e oportunidade únicas, tanto ao nível pessoal como profissional. Seria ótimo se, com o exemplo do Blue Gym, conseguíssemos motivar outras entidades a desenvolverem projetos que respondam às necessidades das suas realidades”, avança a Sofia.

Este projeto permitiu estudar o impacto das atividades outdoor na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar físico e psicológico em pessoas com 65 anos ou mais.

INCLUSEA e os desafios do surf adaptado foi um dos workshops do evento. Contou com a participação de Javier Cantera, chefe de fila do projeto europeu INCLUSEA, e com João Zamith e Ronaldo Gabriel, em representação dos parceiros portugueses.

O INCLUSEA tem por objetivo principal “criar e desenvolver uma metodologia inovadora para o ensino do surf adaptado na Europa”. Também visa promover a igualdade de oportunidades no desporto e facilitar uma maior inclusão de pessoas com deficiência no “espaço azul”, melhorar a saúde e o bem-estar, conectar-se com a natureza e o oceano e possibilitar a participação para fins competitivos, recreativos e/ou terapêuticos.

A 13 de setembro ainda se realizou a Excursão Seminário pré-conferência “Rethinking spaces for outdoor sports” a quatro cidades dinamarquesas, Faaborg, Odense, Nyborg e Vejle. Foi organizada pela Danish Foundation for Culture and Sports Facilites.

Segundo João Zamith, esta excursão permitiu ver porque a Dinamarca é uma grande referência do outdoor. “As suas infraestruturas são integradoras, acessíveis, multiusos e universalmente projetadas. Oferecem recursos para competição, recreação e para lazer. A sua política de gestão é inovadora. Visam responder a várias necessidades do dia-a-dia em simultâneo, uma vez que o seu objetivo é levar as pessoas a terem um estilo de vida outdoor ativo”, explica. Durante o Euro’Meet 2022, João Zamith foi reeleito por votação para a direção da ENOS.

Para mais informações clique AQUI.

Resumo
Categoria
Mar