• Município investe 206 mil euros para conservação, requalificação e valorização ambiental com Juntas de Freguesia
O Município de Viana do Castelo estabeleceu um conjunto de protocolos de conservação, requalificação e valorização ambiental com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, num investimento global superior a 206 mil euros, assinalando também o Dia Mundial dos Oceanos.
Sustentabilidade | 8 junho 2021

Assim, para o Programa de Conservação e Valorização Ambiental dos espaços da orla costeira envolvendo os territórios e as zonas balneares, a verba global é de 169.487 euros. Este programa irá apoiar as Juntas e Uniões de Freguesias com zona balnear, nomeadamente Afife – Praias da Arda e Ínsua (33.087 euros), Areosa – Praia Norte (20 mil euros), Carreço – Praia de Carreço e Paçô (30 mil euros), Castelo do Neiva – Praia de Castelo do Neiva (17.600 euros), Chafé – Praia da Amorosa (32.200 euros), Darque – Praia do Cabedelo e Luziamar (18 mil euros), União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela – Praia Norte e Praia do Coral (3.000 euros) e Vila Nova de Anha – Praia do Rodanho (15.600 euros).

Já para o Programa de Conservação, Requalificação e Valorização Ambiental dos espaços naturais envolvendo os territórios das praias, espaços de recreio e lazer, foram atribuídas verbas a freguesias variadas, num apoio global de 37.500 euros.

Assim, foram protocolados apoios a Alvarães – Azenha da Almerinda (2.500 euros), Amonde – Pincho (2.500 euros), Darque – São Lourenço (2.500 euros), Lanheses – Parque Verde (2.500 euros), Santa Marta de Portuzelo – Parque de Merendas da Preguiça (2.500 euros), União de Freguesias de Geraz do Lima e Deão – Candeias (2.500 euros), União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã – Torrenta (5.000 euros), União de Freguesias de Cardielos e Serreleis – Cardielos, Parque de Merendas; Serreleis, Barco do Porto (2.500 euros), União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria – Praia Fluvial de São Simão (2.500 euros), União de Freguesias de Viana do Castelo e Meadela – Argaçosa (10 mil euros) e Vila Franca – Barco do Porto (2.500 euros).