Ciência e I&D

• Município de Viana do Castelo marca presença no XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências
O XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIX ENEC) e o IV International Seminar on Science Education (IV ISSE) acontece, online, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021.
Ciência e I&D | 16 setembro 2021

O Município de Viana do Castelo integrará a mesa redonda Educação em Ciências, no dia 17 de setembro, com uma comunicação orientada pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, na qual irá apresentar o trabalho que tem desenvolvido na área dos serviços educativos do Pelouro do Ambiente, em especifico sobre o projeto educativo ESCOLA DA NATUREZA o qual recebeu, em 2018, o prémio Natura 2000 Award atribuído pela Comissão Europeia com mais de 50.000 votos.

Este XIX Encontro está centrado na temática das Transversalidades: diálogos e interações, pretendendo alargar no âmbito da Educação m Ciências, dialogando e interagindo com outras áreas do conhecimento, de modo a evidenciar os seus contributos para uma cidadania que se deseja plural, solidária, interveniente e responsável. Esta edição vai dar ênfase à Neurociência, aos Sentimentos e Emoções, à Saúde, aos Direitos Humanos, ao Ambiente e Sustentabilidade, às Artes, à Educação não formal e à Ciência Cidadã.

Escola da Natureza é um Projeto que aproxima alunos do património natural do concelho, em especial das três áreas ligadas à Rede Natura 2000. Com este projeto foram criadas ferramentas de trabalho (teóricas e prática) diretamente relacionadas com os três Sítios Rede Natura 2000, que integram o concelho de Viana do Castelo e que se adequam aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários e que são passíveis de utilizar pós projeto.

Recorde-se que a Câmara Municipal tem em curso a agenda de ciência e de conhecimento - quadriénio 2017-2021 - tendo em 2020 desenvolvido o Ano Municipal da Literacia Científica, interrompido pela pandemia de covid19.

Ciência e I&D