Iniciativa “Aulas a Bordo” recebe ex-pescador da faina maior

• Iniciativa “Aulas a Bordo” recebe ex-pescador da faina maior
Na “Aula a Bordo” de junho, o Centro de Mar recebeu Celestino Ribeiro. Natural de Vila Praia de Âncora e com uma vida dedicada ao mar, o orador partilhou com alunos do 1ºciclo da EB1 Afife as aventuras e desafios da vida de um pescador da faina maior.
Mar | 13 junho 2019

“A vida, toda ela é um dom”. Assim iniciou a última Aula a Bordo deste ano letivo. Sobre o tema “Histórias do nosso mar”, o Centro de Mar convidou Celestino Ribeiro a partilhar com os mais pequenos a sua experiência de vida enquanto pescador.

Sobre o sítio onde nasceu e sobre as razões que o levaram a ser pescador, o senhor Celestino enfatizou a inspiração que viu na figura do avô, “um verdadeiro lobo do mar”. Explicou às crianças que apenas com seis anos sentiu o chamado do mar e que foi inevitável vir a tornar-se pescador.

Os momentos mais emocionantes da conversa surgiram quando o orador falou da intensidade da vida no mar alto, naquela que foi a epopeia da pesca do bacalhau. As crianças ficaram a saber como era um dia de um pescador na pesca à linha do bacalhau nos anos 70, e que esta atividade tinha associados episódios de grande amargura. Uma das histórias que mais impressionou os alunos foi relato da perda de um amigo em alto mar, a que o senhor Celestino acabou por assistir.

Sobre coisas mais alegres, falou-se sobretudo da paixão que o mar pode despertar em nós tendo a sessão terminado com a ideia de que “o horizonte, onde o mar e o céu se tocam, há desafios e mistérios a desvendar”.