Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
13º / 13º
Mar

Iniciada monitorização dos ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida

  • Notícias
  • Iniciada monitorização dos ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida
Durante os próximos meses, abril a julho, decorre a monitorização dos ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida, projeto iniciado em 2014 pela associação galega ANABAM, em parceria com o Município de Viana do Castelo.
Mar | 19 abril 2023

O borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), geralmente, faz a postura dos ovos na parte frontal das dunas, junto à Duna Primária (onde termina a areia branca e inicia-se a formação da duna com vegetação rasteira). A cor e textura dos ovos confunde-se parcialmente com a cor da areia, por uma questão de camuflagem e proteção a predadores, mas em simultâneo correm o risco de ser destruídos pelo pisoteio, ou por ações de limpeza mecânicas.

Para contornar esta situação o Município de Viana do Castelo, em parceria com a ANABAM, desencadeia ações de proteção destes ninhos (entre os meses de abril e julho) através da colocação de uma vedação apropriada aos ninhos - trata-se de uma malha com cerca de 50 cm de altura e 1 m de diâmetro.

Assim, consegue-se proteger os ovos não só de ações humanas involuntárias como também outros animais como gralhas, gaivotas ou cães, mas garantindo sempre a entrada dos progenitores no seu ninho.

Consulte AQUI a noticia efetuada pelo Público, em parceira com a equipa do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental do Município de Viana do Castelo, sobre esta temática.


Resumo
Categoria
Mar