Floresta

• II EcoMaratona de Montedor celebra Dia Nacional da Floresta Autóctone a 23 de novembro
Assinalado Dia Nacional da Floresta Autóctone com ação de controle de espécies exóticas invasoras no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.
Floresta | 11 novembro 2022

Para assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a segunda edição da EcoMaratona de Montedor. Esta iniciativa corresponde a uma ação de voluntariado ambiental que, em simultâneo, estimula o espírito competitivo dos participantes e promove o controle de espécies exóticas invasoras no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.

A II EcoMaratona de Montedor tem como objetivo a sensibilização dos participantes, alunos e público em geral, para a salvaguarda do Património Natural Local através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras e da recuperação dos ecossistemas naturais. São também objetivos desta ação o reforço da importância das espécies autóctones, que devem predominar no território, o aumento do conhecimento sobre as espécies invasoras, estimulando ainda a participação ativa da comunidade para o registo das espécies na plataforma BioRegisto e sensibilizando para as alterações climáticas.

A programação da prova determina concentração às 9h00 no local, partida às 9h30 e entrega de prémios aos três primeiros classificados pelas 11h30. A atividade será orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço. Os participantes serão divididos em grupos para, no menor tempo possível, arrancarem as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à rearborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.

A II EcoMaratona de Montedor é uma ação inserida no plano de atividades elaborado pelo aspirante Geoparque Viana do Castelo no âmbito do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses 2022/2023”, que pretende, na esfera das competências dos Geoparques Mundiais da UNESCO, incorporar medidas e contribuir para a implementação de estratégias de desenvolvimento territorial sustentáveis, de forma a minimizar os problemas e os desafios identificados com relação às alterações climáticas nos diferentes territórios geoparque e aspirantes. Esta ação contribui também para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 13 – Ação Climática e 14 – Proteger a Vida Terrestre.

A participação na II EcoMaratona é gratuita e aberta a todos os cidadãos que pretendam associar-se a esta iniciativa de voluntariado ambiental. As vagas são limitadas, sendo necessário efetuar inscrição prévia em formulário próprio (https://forms.gle/yWp3sxrDeeenoGyc9 ).

De acordo com as normas de participação desta ação, que podem ser consultadas online (https://drive.google.com/file/d/1uWXAWWVlU4c11Dtf8OhOeSe_mhRp5HqV/view) caso o número de inscritos seja maior ao número de vagas predefinido, será considerada a ordem de inscrição como critério de participação.

Notícia AQUI.

Floresta