Floresta

• Escuteiros plantam espécies nativas no Monumento Natural da Ribeira de Anha no Dia Nacional da Floresta Autóctone
O Município de Viana do Castelo promoveu uma ação de controlo e erradicação de espécies exóticas com comportamento invasor e plantação de espécies autóctones no Monumento Natural da Ribeira de Anha, para assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone no passado sábado dia 23 de novembro.
Floresta | 28 novembro 2019

Esta atividade integra o programa que a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a realizar no âmbito do Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, iniciativa enquadrada na Estratégia Municipal para a Conservação da Natureza (Agenda do Ambiente e da Biodiversidade para o quadriénio 2017-2021).

Nesta iniciativa participaram mais de 100 escuteiros dos Agrupamentos de Darque e Vila Nova de Anha, juntamente com os membros da associação de caçadores de Anha e a Junta de Freguesia de V. N. de Anha, coordenados pelos técnicos da equipa do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, do Gabinete Técnico Florestal e do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal.

A ação decorreu dentro da área do Monumento Natural da Ribeira de Anha, onde foram arrancadas e cortadas centenas de espécies exóticas com comportamento invasor existentes no local, como a Acácia Longifolia, a Phytolacca Americana (Erva-tintureira) e a Arundo Donax (Canas). Após a limpeza da área, foram plantadas cerca de 300 espécimes autóctones (pinheiros).

Esta atividade faz parte das duas dezenas de ações previstas durante o Ano Municipal para a Recuperação da Floresta Nativa Portuguesa, cujo objetivo principal é a recuperação dos 100 hectares de Área de Recuperação Ecológica, que integram áreas ardidas e zonas classificadas. Estas ações envolvem a participação dos sete Agrupamentos de Escolas do concelho, associações e empresas locais e a comunidade em geral.

Floresta