Economia do Mar de Viana do Castelo em evidência em sessão sobre Agenda do Mar

• Economia do Mar de Viana do Castelo em evidência em sessão sobre Agenda do Mar
O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, e a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, participaram na sessão de Apresentação e Discussão dos Eixos Estratégicos da Agenda do Mar de Viana do Castelo, que decorreu na passada sexta-feira a bordo do Centro de Mar (Navio Hospital Gil Eannes). Na sua intervenção, o ministro evidenciou a “cultura do mar” de Viana do Castelo e o seu “contributo nacional para as exportações”.
Mar | 24 maio 2021

A sessão, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, reuniu alguns dos principais “players” da economia do mar no concelho para ouvir os principais eixos da Agenda do Mar 20-30 que está a ser delineada pela autarquia. A Agenda do Mar foi o mote para uma discussão obre temas como Energias Renováveis Offshore, a construção e reparação naval, a ciência, investigação e desenvolvimento, ou o turismo azul e desportos de água, proteção costeira e meio ambiente, Fileira Alimentar do Mar, pesca, aquacultura a indústria do pescado, bem como a cultura marítima.

Na sessão, o autarca José Maria Costa agradeceu o empenho de todos os participantes para criar a Agenda da Economia do Mar, que está baseada em três pilares: ouvir, de forma estruturada, cerca de 50 líderes da economia do mar; analisar documentos relevantes; validar a Agenda 20-30 com a comunidade marítima de Viana do Castelo. O objetivo é captar 500 milhões de euros de investimento público e privado ao longo da próxima década, promovendo a criação de 1.000 postos de trabalho.

No seu discurso, a Secretária de Estado das Pescas lembrou que “Viana do Castelo é uma cidade de mar que se quer assumir em destaque na economia do mar e tem vindo a definir um papel muito importante no sector”. Já o Ministro do Mar enfatizou o “processo extremamente interessante” da Agenda do Mar 20-30, que ouvir meia centena de lideres do sector, sublinhando que “a estratégia está muito alinhada com a Estratégia Nacional do Mar, o que vai otimizar os recursos financeiros, como o PRR”.