Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
11º / 11º
Sustentabilidade

Dia Mundial da Vida Selvagem

Celebrado, anualmente, a 3 de março, o Dia Mundial da Vida Selvagem tem como principal objetivo a consciencialização dos cidadãos para a proteção da fauna e flora selvagens, especialmente as espécies ameaçadas.
Sustentabilidade | 3 março 2023

Celebrado, anualmente, a 3 de março, o Dia Mundial da Vida Selvagem tem como principal objetivo a consciencialização dos cidadãos para a proteção da fauna e flora selvagens, especialmente as espécies ameaçadas. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, mais de 42,100 espécies estão ameaçadas de extinção, o que se traduz em cerca de 28% das espécies avaliadas!

Em 2023, o Dia Mundial da Vida Selvagem comemora o 50º aniversario da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção – CITES – também conhecida como Convenção de Washington. A CITES assegura o comércio regulado de espécies selvagens e a adesão dos países a esta iniciativa é voluntária. Atualmente, este Acordo Internacional conta já com a adesão de 184 países, incluindo Portugal.

O Município de Viana do Castelo, através de ações de sensibilização ambiental e atividades de ciência cidadã, promove o conhecimento da Vida Selvagem junto da comunidade escolar e público geral. A plataforma BioRegisto é um projeto de ciência cidadã, cujo objetivo é a divulgação do património biológico, fomentando a sua conservação através do conhecimento. Através da introdução de registos fotográficos de espécimes selvagens, os cidadãos contribuem para a conservação da biodiversidade, ajudando no conhecimento e mapeamento das espécies.

O BioRegisto possui, na sua base de dados, cerca de 700 espécies registadas, algumas incluídas na CITES, nomeadamente lontra-europeia (Lutra lutra), cegonha-preta (Ciconia nigra), falcão-peregrino (Falco peregrinus), mocho-galego (Athene noctua), coruja-das-torres (Tyto alba), bufo-pequeno (Asio otus) e mocho-pequeno-de-orelhas (Otus scops), todas com observações em Viana do Castelo.

Faça parte da nossa comunidade de cientistas cidadãos e fique a saber mais sobre estas, e outras, espécies em ambiente.cm-viana-castelo.pt/bioregisto

Créditos fotográficos: Gilberto Pereira, Tiago Lemos e Fábio Montes

Resumo
Categoria
Sustentabilidade