Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
13º / 13º
Floresta

Dia da Floresta Autóctone – Celebrando a Biodiversidade e a Sustentabilidade

  • Notícias
  • Dia da Floresta Autóctone – Celebrando a Biodiversidade e a Sustentabilidade
DIA TEMÁTICO | O Dia da Floresta Autóctone, celebrado a 23 de novembro, foi assinalado em Viana do Castelo com diversas iniciativas, incluindo a 4.ª Ecomaratona e atividades de reabilitação ecológica. A comunidade local, com o apoio de alunos e associações, uniu-se para sensibilizar para a importância das florestas nativas e o controlo de espécies invasoras, promovendo a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas.
Floresta | 25 novembro 2024

O Dia da Floresta Autóctone, celebrado no dia 23 de novembro é dedicado à valorização das florestas nativas de Portugal e ao reconhecimento do seu papel essencial na conservação da biodiversidade, proteção dos solos e regulação dos seus ciclos hídricos. Paralelamente, visa sensibilizar a comunidade para a importância das espécies autóctones na proteção da biodiversidade e na sustentabilidade dos ecossistemas.

Para assinalar esta data, a Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas do Município de Viana do Castelo conta com a colaboração de cerca de 110 alunos, do 8º ano de escolaridade, da Escola EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa para a dinamização de atividades e com cerca de 80 participantes, em atividades que ocorrem durante o corrente mês com empresas e associações locais protocoladas com o município para reabilitação ecológica de áreas classificadas. Estes protocolos têm por objetivo a reabilitação ecológica de áreas classificadas do concelho de Viana do Castelo, em especial os 13 monumentos naturais, através da realização de ações de controlo dos agentes bióticos invasores identificados, garantindo o sucesso do crescimento vegetativo das espécies nativas existentes.

As comemorações têm como foco a realização da 4.ª ECOMARATONA, junto ao CAR Surf, na Praia do Cabedelo. Nesta atividade, com o apoio dos alunos pretende-se dar a conhecer os diferentes procedimentos no que respeita às boas praticas florestais. Os alunos serão desafiados a georrefenciar as árvores adultas secas recolhendo o seu DAP (Diâmetro Altura do Peito) para posterior cálculo do volume, e a arrancar acácia-de-espigas (Acacia longifolia) e tintureira (Phytolacca americana), duas espécies exóticas invasoras que se manifestam neste local e que tem vindo a causar diversos impactes no ecossistema local, visando o seu controlo. É também um dos objetivos a substituição de algumas plantas mortas relativa à plantação efetuada em 2021 e ainda a remoção das proteções verdes de espécies que vingaram.

Uma outra iniciativa que complementa as comemorações é a dinamização de sessões de esclarecimento sobre o tema da Floresta Autóctone, dinamizada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Viana do Castelo, refletindo sobre a importância das florestas autóctones e as ações necessárias para a sua conservação.

Apelamos à ação conjunta das comunidades e em particular dos proprietários florestais para promover a reflorestação com espécies nativas, estando em curso o Programa Reflorestar com Identidade, que visa incentivar uma gestão florestal sustentável, assente em espécies nativas, mais resilientes e diversificadas, adaptadas às características do território.

Estas ações contribuem para cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030, dos quais se destacam o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS15 – Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade e o ODS17 – Parcerias para o Desenvolvimento.

Resumo
Categoria
Floresta