Mar

• CMIA de Viana do Castelo recebe CMIA de Vila do Conde para ação de capacitação sobre o borrelho-de-coleira-interrompida
O CMIA de Vila do Conde visitou o CMIA de Viana do Castelo para uma ação de capacitação sobre o projeto do Borrelho-de-coleira-interrompida, espécie presente na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e na Reserva Ornitológica de Mindelo.
Mar | 16 abril 2024

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo acolheu, no dia 16 de abril, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde para uma breve ação de capacitação sobre o projeto do Borrelho-de-coleira-interrompida.

Esta iniciativa surge no âmbito da parceria entre os dois centros, reconhecendo o conhecimento e experiência do CMIA de Viana do Castelo na proteção e monitorização desta espécie.

O Borrelho-de-coleira-interrompida é uma espécie de extrema importância para Vila do Conde, dada a sua presença na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e na Reserva Ornitológica de Mindelo. Neste sentido, surge o interesse em ampliar o conhecimento sobre a espécie, bem como introduzir a metodologia de monitorização e proteção do seu habitat, utilizada em Viana do Castelo.

Em Viana do Castelo, a proteção e monitorização do Borrelho-de-coleira-interrompida é realizada desde 2014, entre abril e agosto, pela equipa do CMIA de Viana do Castelo, onde o principal objetivo é identificar, registar e, se necessário, proteger os ninhos desta espécie.

Durante os próximos 3 anos, o Município de Viana do Castelo será parceiro da Deputação de Pontevedra e da entidade SEO/Bird Life, no desenvolvimento do projeto “Biocosteiro”, alvo de financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para além da conservação dos habitats, o projeto foca-se em espécies de avifauna (por exemplo, o borrelho-de-coleira-interrompida) que nidificam em Espanha e Portugal, principalmente em áreas de Rede Natura 2000.

Mar