Resíduos

CMIA de Viana do Castelo assinala o Dia da Cooperação Interreg

• CMIA de Viana do Castelo assinala o Dia da Cooperação Interreg
O Município de Viana do Castelo é um dos 11 parceiros espanhóis e portugueses, que integram o projeto “BLUEWWATER”, alvo de financiamento do Programa de Cooperação Interreg VI Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Resíduos | 23 setembro 2024

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), apoiou a empresa Eurostyle Systems, no passado dia 21 de setembro de 2024, na realização de uma ação de limpeza de resíduos nas margens do rio Lima (Viana do Castelo, Portugal).

Tendo como objetivo principal a recolha de resíduos existentes nas margens (transportados pelo rio após descarga indevida e com impacto direto no meio aquático), 40 voluntários recolheram cerca de 350Kg.

Esta atividade enquadra-se no Projeto BlueWWater (Programa #interreg @poctep), onde o foco são os poluentes emergentes no meio aquático, e contou com o apoio da Junta de Freguesia de Darque e Serviços Municipalizados de Viana do Castelo para transporte e correto encaminhamento dos resíduos.

Com a aproximação da celebração do Dia Mundial dos Rios, a 29 de setembro de 2024, e a comemoração do Dia da Cooperação Interreg, pretende-se também sensibilizar os participantes para o problema global da poluição que afeta o meio aquático, em que a cooperação entre cidadãos de diferentes países é fundamental.

Resíduos