Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
18º / 18º
Mar

Centro de Mar de Viana do Castelo assinala 6º aniversário no Dia Nacional do Mar

  • Notícias
  • Centro de Mar de Viana do Castelo assinala 6º aniversário no Dia Nacional do Mar
Esta estrutura foi criada em 2014 e tem desenvolvido inúmeras iniciativas com o objetivo de divulgar a atividade marítima local e preservar a memória do mar da cidade.
Mar | 14 novembro 2020

O Dia Nacional do Mar comemora-se a 16 de novembro, com o intuito de destacar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional. A celebração deste dia teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Nesta data, decorrem várias iniciativas no país que pretendem destacar a importância do mar e das atividades marítimas enquanto motores de crescimento da economia portuguesa.

A 16 de novembro de 2014, e enquadrado nas celebrações deste dia, foi inaugurado o Centro de Mar de Viana do Castelo - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar. Localizado na ré do navio hospital Gil Eannes, o Centro de Mar tem sido, desde essa data, um espaço privilegiado para a apresentação de diversos projetos associados à atividade marítima do concelho de Viana do Castelo.

O Centro de Mar constitui-se como um polo agregador da náutica e do turismo náutico, sendo um marco no projeto âncora do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar. A sua ação tem incidido na valorização de um conjunto de elementos patrimoniais e ambientais, potenciadores da criação de novas atividades relacionadas com a valorização do mar e de novas competências, nomeadamente na área dos serviços à náutica.


O percurso expositivo e museológico tem acolhido diversas exposições sobre temáticas marítimas, disponibilizadas ao público de forma gratuita. Desde a sua abertura, o Centro de Mar já recebeu mais de 190.000 visitantes.

Recentemente, foi também inaugurado o Museu Virtual da Memória Marítima, constituído por um Centro de Documentação do Mar e um Centro de Património Imaterial do Mar. O objetivo desta valência é disponibilizar a todos os visitantes o acesso a um vasto acervo documental de forma interativa e permitir a partilha e recolha de testemunhos, memórias e espólio ligado ao mar.

O Centro de Mar dispõe também de um Serviço Educativo que trabalha dentro e fora de portas com a colaboração das mais variadas entidades cuja ação se relaciona com as atividades marítimas. Apostando numa relação de proximidade com as escolas, o Serviço Educativo já chegou a mais de 6500 crianças e jovens de várias idades e trabalha também com público adulto. O Serviço Educativo trabalha diretamente com as escolas do concelho, destacando-se os projetos educativos “Além-mar” e “Cientistas do Mar” que têm desenvolvido atividades com mais de 700 crianças e jovens.

A iniciativa “Aulas a Bordo” recebe mensalmente profissionais do mar que partilham os mais diversos conhecimentos e curiosidades sobre o trabalho marítimo. Esta ação dirigida às escolas já convidou cerca de 25 oradores que deram uma “aula” a mais de 600 crianças e jovens.

A comemoração de dias temáticos, visitas de estudo e saídas de campo têm permitido a aquisição de conhecimentos e a exploração in loco do território marítimo local. Iniciativas como visitar a lota de Viana do Castelo, o Instituto de Socorros a Náufragos ou o Farol de Montedor têm-se revelado de interesse incontestável no que toca ao estímulo da curiosidade dos públicos-alvo sobre a atividade marítima local.

Além do trabalho com os mais pequenos, o Centro de Mar também promove a realização de eventos, formações e workshops dirigidos ao público adulto.

Este ano, o Centro de Mar adaptou a sua oferta educativa à nova realidade no contexto pandémico. O Serviço Educativo continua a disponibilizar atividades à distância e no âmbito das comemorações do dia Nacional do Mar está a ser promovido o ateliê para famílias “Do plástico ao boneco”. Inscrições e mais informações dobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Mar podem ser consultadas em: www.cmia-viana-castelo.pt


Clique AQUI

Fotografia: Fernando Azevedo

Resumo
Categoria
Mar