Resíduos

Casa de Acolhimento "O Berço" recolhe 400 kg de resíduos.

• Casa de Acolhimento "O Berço" recolhe 400 kg de resíduos.
Durante 2 meses realizaram-se 6 ações que resultaram na recolha de uma grande quantidades de resíduos, essencialmente de origem urbana.
Resíduos | 5 setembro 2018

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA) da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Casa de Acolhimento “O Berço”, pertencente ao Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, uniram esforços e, durante as férias de verão, recolheram cerca de 400 kg de resíduos em vários espaços naturais do nosso concelho.

Entre julho e agosto foram realizadas pelas crianças e jovens da Casa de Acolhimento “O Berço”, com a parceria do CMIA, 6 ações de recolha de resíduos em espaços naturais de Viana do Castelo, entre eles a Veiga de S. Simão, praia do Rodanho, Monte Galeão e Rio Lima (Argaçosa). Através destas ações, foi possível chamar a atenção da população para a problemática do lixo em espaços naturais, muito do qual de origem urbana, e para a importância e necessidade de conservação/preservação dos ecossistemas.

Até agosto deste ano, o CMIA promoveu 12 ações de limpeza onde foram recolhidos 917 kg de resíduos por 236 voluntários.

O CMIA promove desde 2014, de uma forma mais ativa, ações de voluntariado ambiental em 3 áreas distintas: identificação de arrojamento de animais marinhos, proteção de ninhos de Borrelho-de-coleira-interrompida e limpeza de espaços naturais. A área de intervenção que é desenvolvida com mais frequência é a limpeza de espaços naturais, onde o CMIA promove e apoia associações ou grupos organizados nas atividades de limpeza de praias, áreas ribeirinhas e florestais.

Tratam-se de atividades que se realizam em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, Gabinete Técnico Florestal (dependendo da área de intervenção) e o Banco Local de Voluntariado.

Resíduos