A Biodiversidade no Alto Minho: Educar para a Sustentabilidade

• A Biodiversidade no Alto Minho: Educar para a Sustentabilidade
Viana do Castelo é um concelho que engloba três áreas naturais de importância comunitária – Sítio Litoral Norte, Rio Lima e Sítio Serra D’Arga.
Sustentabilidade | 18 outubro 2018

No sentido de incentivar e fomentar o respeito e valorização da biodiversidade associada aos valores naturais de áreas classificadas, foram criadas ferramentas de trabalho diretamente relacionadas com os três sítios Rede Natura 2000, que integram o concelho de Viana do Castelo. Estes foram concebidos de forma adequada aos conteúdos programáticos escolares em diferentes níveis etários e que são passíveis de utilizar em qualquer ambiente natural. Estas atividades têm como principal objetivo aliciar os cidadãos a partir à descoberta destes espaços naturais. Será seguramente um ponto de partida para olhar para a natureza de forma mais atenta e cuidada.

Decorrente desta aposta, Viana do Castelo recebeu em Maio de 2018 prémio European Citizen’s Award Natura 2000 com o projeto “Escola da Natureza”, projeto, coordenado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo através do CMIA, reforçando a aposta do município no desenvolvimento da temática da sensibilização e interpretação ambiental, nomeadamente através capacitação humana sobre valor dos espaços rede NATURA 2000.

Neste contexto, foi realizada uma exposição itinerante "A Biodiversidade no Alto Minho: Educar para a Sustentabilidade”, que estará patente no CMIA de Viana do Castelo entre 16 a 31 de outubro de terça-feira a sábado das 10H às 13H e das 14H às 18H com entrada gratuita.

Esta iniciativa está integrada na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial Alto Minho 2020, no Programa Integrado de Educação Ambiental para a Preservação e Conservação da Natureza e da Biodiversidade (suportado na atual rede de espaços dedicados à interpretação e sensibilização do património natural).