Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.

Resíduos

  • Indicadores Ambientais
Recursos
A quantidade de resíduos produzidos diariamente pelas sociedades desenvolvidas ou em vias de desenvolvimento é crescente! Atualmente, este é um problema que se coloca não só ao nível do encaminhamento adequado a dar aos resíduos, como também da quantidade e do tipo de recursos que retiramos da natureza para produzir bens que acabam por se tornar em desperdícios urbanos.

No concelho de Viana do Castelo, a responsabilidade pela recolha seletiva multimaterial é da Resulima - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., assim como a gestão do Aterro Sanitário onde são depositados os resíduos da recolha indiferenciada, recolhidos e transportados pelos pelos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC).

A recolha multimaterial é composta por todos os resíduos recolhidos seletivamente (ex. pilhas, embalagens, resíduos orgânicos, entre outros), de forma a serem valorizados e integrarem novamente o sistema produtivo. Os restantes resíduos devem ser colocados nos equipamentos de recolha indiferenciada, vulgarmente denominados de "contentor do lixo".

Filtrar por tema
Caracterização dos Resíduos Sólidos Urbanos
Caracterização dos Resíduos Sólidos Urbanos
Recolha indiferenciada vs Recolha selectiva
Recolha indiferenciada vs Recolha selectiva