WORKSHOP | Oficina de ilustração científica com foco na técnica de scratchboard, explorando a representação de mamíferos da biodiversidade local através do entalhe e do desenho analógico, com transposição para o digital. A atividade baseia-se em princípios da teoria Gestalt e desenvolve-se em torno da forma, da textura e da observação artística da natureza.
O conceito pedagógico explorado incide em técnicas de expressão plástica com potencial para criar imagens bidimensionais, numa sucessão de métodos que se encadeiam, evoluindo na complexidade e utilizando materiais de risco (lápis, canetas, entalhe). A matéria de trabalho (modelos) serão elementos da biodiversidade autóctone — plantas e animais.
Exploram-se duas dimensões, partindo-se do analógico para o digital, exercitando vários efeitos na primeira dimensão e transpondo essa aprendizagem para a segunda dimensão (digital).
Recorrendo às teorias expressas no conceito Gestalt — o todo é maior que as suas partes (supersomação) e a transponibilidade da forma expressa em diferentes técnicas — explora-se a imagética da forma das espécies para atingir a representação (re-“apresentação”) da espécie, enquanto conceito e entidade biológica.
Atividade: Pintar com facas – a técnica de scratchboard [A imagem é criada através do método de subtração de matéria por risco de superfície talhável]
Método exercitado: gravura de entalhe
Modelo: um mamífero (com pelo); espécie selecionada por cada formando e que ocorram num olival ou pomares.
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Calendarização: 26 de julho de 2025
Horário: 10h45 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 [almoço livre]
Público alvo: Público geral, adultos
Formador: Fernando Correia
Modalidade: Presencial
*inscrições até dia 25 de julho, às 16h.
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Os participantes devem vir munidos do seguinte material: uma imagem, a seu gosto, e a preto e branco (cinzentos) de um animal (preferencialmente um mamífero) dimensionada para ocupar a quase totalidade da área de 15 x 22 cm; pode ser um pormenor (cabeça de um felino, canídeo, zebras, girafas, primatas, etc.), ou o corpo inteiro.
Se possuírem set de lápis de grafite e materiais complementares (borracha, afias, etc) com que se sintam cómodos e habituados a trabalhar, podem trazer para utilizar em contexto de aula.