Exposição

SEMANA DO MAR – Exposição “O mar, as mulheres e os homens da pesca artesanal”

• Atividades
  • SEMANA DO MAR – Exposição “O mar, as mulheres e os homens da pesca artesanal”
COMEMORAÇÃO DIA TEMÁTICO / Atividade integrada nas comemorações do Dia Europeu do Mar.
Exposição | 20 maio 2022

O Centro de mar acolhe a exposição “O mar, as mulheres e os homens da pesca artesanal”, um trabalho do ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto).

Esta exposição “procura sensibilizar e capacitar os pescadores artesanais para os benefícios associados à venda do pescado através de lotas virtuais, com recurso a smartphones. Com esta exibição é revisitado o universo da pesca artesanal, numa perspetiva da sua valorização. Nas palavras do Professor Adriano A. Bordalo e Sá, curador da exposição: “a pesca artesanal recorre a embarcações de pequena dimensão e retira do mar aquilo que ele dá sazonalmente, chegando ao mercado nas comunidades piscatórias, através de lotas físicas. Esta proximidade agrada ao consumidor".

Público-alvo: público geral

Entidade parceira: ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS5, ODS11, ODS17

Estratégia Nacional para o Mar 2030: OE8 | AIP2, AIP5