Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
10º / 10º
Objeto do mês

OBJETO DO MÊS: Galhapão

Recursos
Mensalmente daremos a conhecer diversos objetos e as suas principais características.
Objeto do mês | De 15 março 2021 a 15 abril 2021

O SARGAÇO, também conhecido por ARGAÇO, foi o "galhapão" (ganha pão) de uma comunidade que se lançava ao mar para retirar dele as algas, posteriormente estendidas nos terrenos agrícolas com o objetivo de os tornar mais férteis.

O GALHAPÃO é considerado o utensílio principal desta atividade, já que com ele o sargaceiro enfrentava as ondas do mar, arrebatando as algas nelas envoltas.

Este instrumento de trabalho consiste num saco de rede de fio de sisal grosso e de malha larga (quatro a cinco centímetros), normalmente com 2 metros e 20 centímetros de comprido.

O saco encontra-se preso a um arco de meia volta (boca), de madeira de loureiro, carvalho ou salgueiro, sendo as suas pontas ligadas por um cordão de cerca de metro e meio, mantendo firme a sua curvatura. A meio do arco, o galhapão é segurado por um cabo forte, de madeira, com cerca de 2 metros de comprido.

A utilização deste instrumento exigia um grande esforço físico da parte de quem o manuseava, uma vez que o propósito do seu uso era o de recolher e arrastar até à praia a maior quantidade possível de sargaço de uma só vez.

Foto: Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva

Resumo
Custo
0€ por pessoa
Categoria
Objeto do mês