Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Livro do mês

Objeto do Mês

“Chumbo” (ou “chumbada”) é a designação comum para os pesos utilizados na pesca. Este equipamento é usado com uma isca e anzol para aumentar o afundamento, capacidade de ancoragem e/ou distância de lançamento.
Livro do mês | De 15 abril 2022 a 14 maio 2022

Os pesos de pesca podem ter dimensões variáveis entre 1gr, para aplicações em águas rasas na pesca desportiva, e até vários quilos para pesca em alto mar, em que são postos nas linhas de pesca ou na borda das redes, obrigando-as a afundar-se.

Os chumbos são feitos nas mais variadas formas para diversas aplicações na pesca. As preocupações ambientais atuais incluem a eliminação do uso de chumbo e outros materiais em chumbadas de pesca. Assim, a maioria dos pesos de pesca à base de chumbo foram proibidas em alguns países. Estas proibições motivaram o uso de vários outros materiais em chumbadas, como por exemplo: aço, latão, bismuto e, mais recentemente, o tungsténio. Para saber mais sobre as artes e objetos de pesca utilizados no rio Lima, pode ser consultada a publicação “Contributos para o conhecimento das artes de pesca utilizadas no rio Lima”, do IPIMAR, disponível no Centro de Mar para requisição.

Resumo
Localização
Viana do Castelo
Categoria
Livro do mês