Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
11º / 11º
Outros eventos

Dia Nacional dos Moinhos - Moinho de portas abertas

  • Atividades
  • Dia Nacional dos Moinhos - Moinho de portas abertas
Esta é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o único objetivo de chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais.
Outros eventos | 7 abril 2019

Azenhas de D. Prior

Este é o nome pelo qual é conhecido o engenho de moagem do Moinho de Maré conhecido pelos vianenses como Azenhas de D. Prior. A história deste moinho inicia-se em 1803, quando o Abade de Lobrigos e Dom Prior da Colegiada de Barcelos - que veio a dar o nome às azenhas - solicitou autorização à Câmara para “fazer todo seu” o terreno pantanoso, “por não ser útil a algum indivíduo” a fim de o drenar e tornar cultivável e assim “assegurar a pública felicidade a todos os viventes desta vila”. No entanto esse seu primeiro intento depressa desapareceu e logo em 1809 há referências à existência deste moinho movido pela força da maré, que aparece referenciado na Carta Cadastral da Cidade de Vianna do Castello de 1868, onde se pode ver a existência de 4 mós.

No âmbito do Programa Polis, houve a possibilidade de recuperar este engenho, reportando-nos ao passado e possibilitando, em simultâneo, mostrar aos mais novos como é possível e desejável o aproveitamento de uma fonte de energia não poluente, gratuita e inesgotável. É provável que nos finais do século XIX, o industrial francês Jules Deveze tenha comprado as azenhas aos seus anteriores proprietários e tenha introduzido enormes melhoramentos, transformando-o num mecanismo pré-industrial.


Sabia ainda que…

O moinho de maré funciona com a diferença entre a preia-mar (maré alta) e a baixa mar, por isso precisa de condições muito especificas: proximidade da costa, geralmente no estuário dos rios, e uma área que a preia-mar alaga. Na zona Norte, este é o único engenho que se conhece com recurso a esta fonte de energia, e com a particularidade de ser quase integralmente construído em ferro.

Resumo
Localização
CMIA de Viana do Castelo
Custo
0€ por pessoa
Categoria
Outros eventos