Dia Temático

• Atividades
  • DIA NACIONAL DA FLORESTA AUTÓCTONE - III Eco Maratona
Recursos
DIA TEMÁTICO | Atividade desenvolvida no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Floresta Autóctone.
Dia Temático | 23 novembro 2023 das 09:00 às 12:00

A Eco Maratona, um evento criado pela Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, da Câmara Municipal de Viana do Castelo em 2021, tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade acerca da importância da preservação do património natural local, através do controlo de espécies exóticas invasoras e da restauração dos ecossistemas naturais. A ação visa também destacar a importância das espécies autóctones, incentivando a predominância destas no território de Viana do Castelo, e aumentar o conhecimento sobre as espécies exóticas invasoras. Além disso, estimula a participação ativa da comunidade no registo das espécies na plataforma BioRegisto do município e sensibiliza para o tema das alterações climáticas.

O local para a realização desta terceira edição da Eco Maratona foi escolhido por representar elevado valor natural e porque necessita de intervenção para conter a propagação das espécies vegetais consideradas exóticas invasoras, das quais se destacam a Carpobrotus edulis, conhecida pelo nome comum de chorão-das-praias, e a Acacia longifólia, conhecida por acácia de espigas, devendo estas espécies serem controladas para assim garantir melhores condições para o desenvolvimento das espécies nativas e da biodiversidade.

A terceira edição da Eco Maratona realiza-se no dia 23 de novembro de 2023, pelas 09h00, na Praia do Caracol (Afife).

Para mais informações: gaccm@cm-viana-castelo.pt

Praia principal de Afife