Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
14º / 14º
Dia Temático

Ecossistemas em mudança: indicadores ambientais

  • Atividades
  • Ecossistemas em mudança: indicadores ambientais
DIA TEMÁTICO // Atividade inserida nas comemorações do DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA..
Dia Temático | De 22 novembro 2022 a 31 dezembro 2022 das 10:00 às 18:00

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e o Parque Ecológico Urbano (PEU), de 22 de novembro a 31 de dezembro de 2022, vão promover atividades de educação ambiental para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica. Estas atividades, de acesso gratuito e realização autónoma, são dirigidas ao público em geral.

Propostas de atividades autónomas no CMIA (tema: mar, rio, montanha):

- A atividade “Acidez dos oceanos” tem como principais objetivos: reconhecer as problemáticas associadas à acidificação dos oceanos; demostrar a capacidade de um ácido para dissolver uma concha; e descrever o impacto causado pela acidificação nos seres vivos marinho.

- A atividade “Líquenes na monitorização dos ecossistemas” tem como intuito: identificar os diferentes componentes dos líquenes; reconhecer o impacto dos líquenes no ecossistema; enumerar as vantagens da simbiose existente no líquen; e relacionar de que forma a presença ou ausência dos líquenes podem indicar poluição.

- A atividade “Macroinvertebrados bentónicos” tem como objetivos: reconhecer a importância dos macroinvertebrados bentónicos nas comunidades aquáticas; enumerar as vantagens do uso de macroinvertebrados como bioindicadores; identificar macroinvertebrados bentónicos; utilização do índice BMWP.

NOTA: O protocolo de execução das atividades, bem como o material necessário à execução das mesmas, estarão disponíveis no local.

Consulte o horário do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental AQUI.

Resumo
Localização
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA)
Custo
0€ por pessoa
Categoria
Dia Temático