Dia Temático

Dia Nacional da Cultura Científica

No dia 24 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Cultura Científica.
Dia Temático | 24 novembro 2020, 24 novembro 2021 e 24 novembro 2022

Em 1996 foi criado este dia temático em Portugal, tendo-se escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (no ano de 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

Em Viana do Castelo, tem-se desenvolvido diversas iniciativas e projetos de promoção da literacia e conhecimento científicos. Alguns exemplos mais recentes são o a criação de uma Rede Municipal de Ciência composta por três Observatórios das áreas classificadas em Rede Natura 2000. O Observatório do Litoral Norte é o primeiro a ser constituído como o “primeiro laboratório colaborativo do país de iniciativa municipal “ para o conhecimento do mar de Viana do Castelo, tenho como parceiros o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPV), pela Universidade do Minho (IB-S e a Universidade do Porto (CIIMAR). Também o projeto do Geoparque, integra três portas de acolhimento para promoção do conhecimento acerca dos 13 monumentos naturais, cuja classificação ficou concluída em janeiro de 2018.

Viana do Castelo
Dia Temático