Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
12º / 12º
Dia Temático

Dia Nacional da Água

Neste Dia Nacional da Água aprenda ou recorde algumas dicas para conseguir poupar este bem essencial que a natureza nos dá.
Dia Temático | 1 outubro 2024

1. Ao lavar as mãos, os dentes e ao fazer a barba não deixe a água a correr. Por cada minuto que passa com a torneira aberta gasta entre 7 e 20 litros de água.

2. Não tenha as torneiras a pingar, resolva o problema. Pode não notar na fatura mensal, mas as torneiras a pingar desperdiçam milhares de litros de água por ano.

3. Prefira os duches aos banhos de imersão. Para encher uma banheira precisa de pelo menos 140 litros de água. Quando toma duche gasta muito menos água, especialmente se desligar a água enquanto se ensaboa.

4. Atenção ao autoclismo que tem e à forma como o usa. A instalação de um sistema de descarga com ‘dois botões’ ajuda-o a poupar água, uma vez que permite a descarga total ou parcial do reservatório. No caso da descarga parcial são utilizados apenas 3 litros de água. Assim, existe uma poupança de 8.000 litros de água potável por ano e por pessoa.

5. Atenção ao consumo e eficiência energéticos dos eletrodomésticos que funcionam com água. Ao comprar uma máquina de lavar roupa ou loiça, considere a classe de eficiência energética e opte por modelos da classe A, A+ ou A++.

6. Limite o consumo de água quente. Quem não tem painéis solares em casa irá precisar de consumir recursos energéticos fosseis para conseguir ter água quente. Portanto, quem poupa água quente poupa também dióxido de carbono, prejudicial para o meio ambiente.

7. Quando lavar o carro, pense no meio ambiente. Escolha instalações de lavagem de veículos distinguidas com a certificação ecológica, isso significa que utilizam a mesma água várias vezes.

8. Mantenha o seu jardim, de forma inteligente. Deve regar o seu jardim com moderação para evitar desperdícios. Um dos truques para não ter gastar tanta água é regar o jardim ao final da tarde ou ao início da noite. Desta forma, a água evaporará menos do que nas horas de maior calor.

9. Compre apenas os alimentos da época. Além de muito mais ecológicos e saudáveis, os alimentos da época necessitam de muito menos água na sua produção.

10. Use garrafas de água reutilizáveis. As garrafas reutilizáveis de vidro ou PET baixam o gasto de material e energia. Na fabricação das garrafas convencionais perde-se muito mais água.

Resumo
Categoria
Dia Temático