Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
/
Dia Temático

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Dia Temático | 18 abril 2021 e 18 abril 2022

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Este ano destacamos para este dia o Monumento Natural Local das Ínsuas do Lima, que corresponde a uma área aproximada de 422 ha, no estuário do rio Lima. Preserva parte do sistema de salinas que constituiu o maior centro salineiro do litoral do Minho, estabelecido numa área deprimida a cota média pouco acima do nível do mar (entre os 2.6 e os 3metros).

O geossítio destaca-se na sua importância geomorfológica associada à atividade inversa da falha das Ínsuas (NNO-SSE) e da falha do Lima (ENE-OSO) (falhas prováveis) que estarão envolvidas no controlo da ampla depressão que constitui o troço vestibular do Lima, prolongada na planície aluvial, em especial, na associada ao compartimento Lima-sul, onde ocorrem as zonas húmidas da Veiga de S. Simão e as Lagoas de Vila Franca. A área salineira de Darque, no mesmo compartimento tectónico, terá tido menor importância para a salicultura por ter sido mais difícil o controlo da inundação daquela área (cotas de referência mais baixas, entre 0.1 e 2.3 metros acima do nível do mar).


Resumo
Localização
Viana do Castelo
Categoria
Dia Temático