Dia Temático

Dia Internacional da Conservação do Solo

A 7 de julho celebra-se o Dia Internacional da Conservação do Solo, em memória do investigador Hugh Hammond Bennett (15 abril 1881 – 7 julho 1960), pioneiro na luta contra a erosão.
Dia Temático | 7 julho 2021 e 7 julho 2022

Uma das suas mais célebres expressões foi: “O solo produtivo é o fundamento de uma agricultura perdurável sem a qual não pode haver prosperidade nem progresso”.

O solo é um sistema dinâmico, algo que o torna num recurso altamente complexo. Não serve apenas como suporte para todas as formas de vida, como as plantas e os animais, como também serve de substrato para o crescimento da vegetação garantindo os nutrientes necessários para todas as espécies.

Diz-se que um solo apresenta boa qualidade quando revela condições adequadas para cumprir a sua função para produção. O uso irracional do solo, em comunhão com a exploração insustentável dos recursos hídricos, provocam uma progressiva alteração das suas propriedades, podendo traduzir-se numa perda parcial ou total da sua capacidade de produzir, designando-se este fenómeno de diminuição ou perda da qualidade do solo como “degradação”.

O processo da erosão é sem dúvida o mais grave de todos os processos de degradação, definindo-se como a perda das camadas mais férteis do solo. Além dos fatores referidos anteriormente, há outras situações em que a erosão pode ser causada através da ação de agentes meteorológicos como a água ou o vento.

Viana do Castelo
Dia Temático