Dia Temático

Dia dos Sistemas de Informação Geográfica

O que são os SIG? É uma estrutura de organização, comunicação e compreensão do nosso mundo.
Dia Temático | 18 novembro 2020, 18 novembro 2021 e 18 novembro 2022

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) permite-nos visualizar, questionar, analisar e interpretar dados para compreender relações, padrões e tendências. Com raízes na ciência da geografia, os SIG incorporam diversos tipos de dados. Analisa a localização espacial e organiza camadas de informação em visualizações através de mapas e cenas 3D. ​Através desta capacidade exclusiva, os SIG revelam conhecimentos profundos sobre dados, tal como padrões, relações e situações, ao ajudar os utilizadores a tomar decisões inteligentes.

O Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil (SMGPC) da Câmara Municipal de Viana do Castelo conquistou o SAG Award 2020. Todos os anos, a Esri Inc. distingue, num evento anual, os projetos que a nível internacional mais se destacaram devido ao seu carácter inovador, mas também à sua importância no contexto em que acontecem. Este ano, o projeto português vencedor do SAG (Special Achievement in GIS) Award foi o Sistema Municipal de Gestão de Proteção Civil porque utiliza a Plataforma ArcGIS do início ao fim do processo de resposta a emergências, mas também e principalmente porque permite ao Município melhorar a sua eficácia e eficiência em contextos em que as decisões têm de ser rápidas e assertivas, num projeto que contou com o apoio do NORTE 2020.

Viana do Castelo
Dia Temático