OUTROS EVENTOS | Atividade dirigida ao público em geral, onde se pretende colaborar com cientistas e submeter observações da vida marinha na zona entre-marés através da aplicação MINKA.
Nesta atividade de ciência cidadã, convidamo-lo a colaborar com cientistas e submeter observações da vida marinha na zona entre-marés através da aplicação MINKA. Investigadores do CIBIO vão guiá-lo pela praia Norte enquanto identificam espécies típicas desta zona e explicam a investigação que estão a desenvolver. Será abordada a interligação entre o clima e a biodiversidade e discutidas as principais ameaças destes ecossistemas. Vai ser abordada ainda a influência da temperatura nos animais e algas do intertidal e será demonstrado como é que a equipa de cientistas mede a temperatura na praia Norte com sensores por si desenvolvidos.
No Norte de Portugal, as praias rochosas albergam ricas comunidades de organismos marinhos com enorme importância ecológica, económica e socio-cultural. No entanto, todas as marés baixas, esses organismos marinhos têm de suportar a exposição a condições ambientais adversas. O vento de norte, típico da região, desempenha um papel fundamental na manutenção destas comunidades, ao promover a descida da temperatura da água, como sabem todos os que, no Verão, tentam mergulhar nestas águas. A praia Norte é muito importante do ponto de vista da investigação em biologia marinha porque, para algumas espécies, este é o seu limite mais a sul, sendo impossível viverem a temperaturas superiores. Para outras, que preferem águas quentes, é o contrário, e não conseguem viver a norte desta praia.
Junte-se a nós e contribua para a investigação científica ao registar, com fotos, as várias espécies que aqui vivem!
Calendarização: 11 de maiode 2024
Horário: 10h00 - 12h30
Público alvo: público geral
Formador: BioPolis - CIBIO
Modalidade: presencial
*inscrições até dia 10 de maio, às 16h.