Está offline. para recarregar esta página conecte-se a uma rede.
Hoje
20º / 20º
Voluntariado ambiental

Ação de Proteção do Borrelho-de-coleira-interrompida

  • Atividades
  • Ação de Proteção do Borrelho-de-coleira-interrompida
Inscrições
Os borrelhos são limícolas de pequenas dimensões e que têm o hábito de alternar alguns passos com pequenas paragens de “observação”.
Voluntariado ambiental | 13 abril 2019 das 09:30 às 12:00

O borrelho-de-coleira-interrompida é acastanhado por cima e branco por baixo. Apresenta uma coleira incompleta e patas pretas. Alguns ninhos de borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) correm o risco de ser destruídos pelo pisoteio… .

Os ninhos avistados encontram-se todos particularmente junto à Duna Primária (onde termina a areia branca e inicia-se a formação da duna com vegetação rasteira) e a cor destes ovos confunde-se parcialmente com a cor da areia sendo desde já um ponto negativo a favor da sua proteção.

Para contornar esta situação o CMIA, em parceria com a ANABAMB, colocou em ação uma medida de proteção que consiste na colocação de uma vedação nos ninhos detetados nas praias no nosso concelho. Trata-se de uma malha com uma altura de cerca 50cm e um diâmetro de 70cm. Esta estrutura tem como principal objetivo cercar os ovos mas permitindo na mesma que a fêmea possa chegar junto deles.

Resumo
Localização
Cabedelo
Custo
0€ por pessoa
Categoria
Voluntariado ambiental